Levantamento da Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, apresentou um panorama geral sobre o uso de bikes compartilhadas em cidades da América do Sul, incluindo o bike Rio, sistema de bikes compartilhadas da empresa em parceria com o Itaú Unibanco no Rio de Janeiro. São 310 estações e mais de 3.000 bicicletas distribuídas pela cidade, e segundo o estudo, a intermodalidade foi um dos destaques na capital carioca, em que 28% das pessoas fazem integração modal em seus trajetos, sendo 82% com o transporte público, como complemento de suas viagens.
A integração modal permite que pessoas que vivem longe das regiões centrais tenham mais acesso à cidade, característica muito comum nos centros urbanos brasileiros, onde a concentração de empregos e atividades estão localizadas no centro do município. Vale destacar que Tembici e MetrôRio possuem uma parceria onde os clientes com plano ativo no bike Itaú conseguem retirar as bicis com uso do cartão Giro, e novos usuários podem garantir 25% de desconto no plano básico mensal, no primeiro mês de assinatura.
“A integração de modais ativos, como as bicicletas, com o transporte público é uma ação fundamental para o aumento da mobilidade urbana sustentável. Com essa ação é possível ter trajetos mais eficientes e contribuir para a redução dos congestionamentos e poluição ambiental. Estamos contribuindo para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável e acessível.”, ressalta Marcella Bordallo, diretora de negócios da Tembici.
E o comportamento de quem pedala no Rio de Janeiro mostra a relevância dessas integrações, prova disso são as cinco estações com maior número de retiradas e devoluções: Central do Brasil, Largo do Machado, Buarque de Macedo, Largo Carioca e Siqueira de Campos, que estão nas proximidades de estações do MetrôRio.
Além de cumprirem um importante papel na democratização de espaços nas cidades, as bicicletas também são fundamentais para o meio ambiente. 44% dos respondentes do Bike Rio afirmaram que fariam os deslocamentos em modos motorizados se não utilizassem a bicicleta. Entre janeiro e novembro de 2022 mais de 3 mil toneladas de dióxido de carbono foram potencialmente economizados com a utilização das bicicletas compartilhadas da Tembici no Rio de Janeiro.
Como garantir a integração e benefícios do bike Rio + Cartão Giro
As pessoas que já pedalam nas laranjinhas, e possuem plano ativo, podem utilizar o cartão Giro para retirar as bicicletas compartilhadas, para isso, basta seguir os seguintes passos:
- No app do bike Itaú acesse o menu;
- Clique em cartão de desbloqueio e selecione: Rio de Janeiro > cartão Giro > Chatbot;
- No ChatBot, siga todas as orientações da conversa e a integração estará finalizada.
Já para os novos usuários do bike Rio, para garantir o desconto de 25%, no primeiro mês do plano mensal, o passo a passo é:
- No app do Giro, vá até a categoria mobilidade;
- Clique em Tembici;
- Em seguida, faça uma recarga de no mínimo 5 passagens para ter o desconto.
- O Código promocional chegará na caixa de email cadastrado no Giro. O usuário deve copiar o código recebido, clicar em “ir” e aplicar no carrinho na hora de finalizar a assinatura do plano Básico Mensal.
Como ser cliente Giro?
Quem ainda não tem o cartão Giro pode adquiri-lo em uma das bilheterias ou máquinas de autoatendimento nas 41 estações do MetrôRio. Com o cartão em mãos, o cliente pode se cadastrar por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou do site giro.metrorio.com.br e começar a receber seus benefícios após as recargas realizadas.
Redação Vida & Tal