O Instituto do Coração de Natal (Incor Natal), um dos principais do estado do Rio Grande do Norte em assistência cardiovascular pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurologia e Neurocirurgia. A portaria está disponível no Diário Oficial da União (D.O.U) desta quarta-feira (11).
Para custeio anual dos serviços, o Governo Federal está liberando R$ 1 milhão. A medida beneficia milhares de pacientes da rede pública de saúde que precisam de procedimentos neurológicos, especialmente os mais graves e que demandam uma estrutura de maior complexidade para cirurgias. A neurologia e neurocirurgia são importantes porque também estão interligadas com as ações e serviços oferecidos na especialidade do instituto, que é a cardiovascular.
Inaugurado há 18 anos, o Incor Natal realiza vários tipos de exames e procedimentos para pacientes do SUS em todo o estado do Rio Grande do Norte, como ecocardiograma, angiografia cerebral, implante de marca-passo, angioplastia, cateterismo cardíaco, entre outros. A unidade dedica praticamente 100% dos atendimentos e procedimentos aos pacientes do SUS e conta, atualmente, com 10 leitos de UTI adulto, 15 leitos de UTI coronariana, 3 leitos de UTI neonatal e 5 leitos de UTI pediátrica, além de 12 leitos de cardiologia, 7 leitos de neurocirurgia, 8 leitos de ortopedia e traumatologia e quatro leitos clínicos de cardiologia e clínica médica.
Além da nova habilitação em alta complexidade de neurologia e neurocirurgia, o Incor Natal também é credenciado, junto ao SUS, em assistência de alta complexidade cardiovascular, cirurgia cardiovascular e procedimentos em cardiologia intervencionista, cirurgia cardiovascular pediátrica e retirada de órgãos e tecidos.
Redação Vida & Tal
Fonte: Ministério da Saúde