Se, por alguma razão, a noite passada não foi boa, mesmo depois de uma xícara de chá de camomila, meditação, respiração e você continuou alerta, infelizmente isso não ficará só entre você e o seu travesseiro. É que durante o sono o corpo aciona um sistema de compensação, reparando os danos causados ao longo do dia. O resultado disso são as famosas olheiras, rosto inchado e uma pele sem viço, desidratada, com um aspecto de cansaço.
“Como o resto do corpo, nossa pele repara, durante o sono, danos e inflamações que causaram estragos ao longo do dia. Mesmo que seu corpo tenha se ajustado a pouco descanso, ele ainda está sofrendo estresse. Esse tipo de pressão leva à inflamação em todo o sistema, aumentando a probabilidade de manchas, envelhecimento precoce e acne”, explica Claudia Marçal, professora-fundadora do Dermacademy MB e dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Ainda de acordo com a dermatologista, os hormônios do estresse também quebram o colágeno, uma proteína essencial para manter a pele jovem e com aparência saudável.
Para saber como minimizar esses problemas, confira as dicas de duas médicas especialistas no assunto:
Beba muita água – Segundo a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o consumo de pelo menos dois litros de água por dia é essencial para desinchar o corpo todo.
“Água de coco e chá verde também são opções. Mas sempre se lembre de controlar a quantidade de sódio nas refeições, pois ele colabora na retenção de líquido e inchaço. Temos visto que, dentro de casa por conta da pandemia, as pessoas acabam descuidando muito da alimentação e consomem mais produtos enlatados e processados, ricos em sódio. E fique de olho em sucos de caixinha, que também têm muito sódio na composição”, afirma a médica.
Lave o rosto com água fria – Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele. “De preferência, esse sabonete deve contar com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila, erva doce, hamamélis e calêndula. Eles vão ajudar na diminuição do edema”, afirma a Claudia Marçal.
Não esfolie ou esfregue – Quando estiver tomando o banho matinal, resista ao desejo de esfoliar a pele. Embora a esfoliação possa parecer agradável e deixá-lo mais alerta, isso pode agravar a pele já inflamada. Em vez disso, use água termal gelada. Na noite anterior, deixe sua embalagem de água termal com ativos calmantes na geladeira. Logo após lavar o rosto, pela manhã, borrife no rosto. “A temperatura fria do produto refresca e descongestiona a pele”, explica a Paola.
Invista na Vitamina C – Poderoso, o ingrediente deve ser usado de maneira tópica e oral. “O antioxidante é fundamental para a pele. Internamente, trabalha para apoiar o sistema imunológico, aumentar a absorção de ferro e reduzir os sinais de cansaço. Com ação tópica clareadora e antioxidante, a Vitamina C diminui as metaloproteinases que degradam colágeno”, afirma a médica Claudia Marçal.
Área dos olhos – A área dos olhos tem a pele mais fininha do nosso corpo, portanto, o cuidado diário é essencial, com produtos que tenham efeito contra rugas, desidratação, flacidez e olheiras, além das bolsas por inchaço e acúmulo de linfa. Uma boa pedida são produtos com Meiyanol, que diminui a inflamação e as olheiras, ou cafeína para estimular a microcirculação.
Hidratante com ácido hialurônico – O ácido hialurônico é uma molécula presente naturalmente na nossa pele e os cremes com a substância ajudam a hidratar melhor a pele.
Massagem com roller ou gua sha – Se um olhar no espelho refletir bochechas, olhos e pescoço inchados, os “rollers” ou gua sha, de pedra natural, ajudam a pele do rosto e pescoço através da drenagem linfática e da ativação da circulação local.
“O movimento e a pressão durante o movimento drenam a pele e, pelo fato de a pedra ser naturalmente gelada, faz vasoconstrição e ajuda ainda mais a desinchar. Durante o uso do roller, a pele fica mais vermelha devido a ativação da circulação e, por isso, se usar um sérum ou hidratante antes de sua aplicação, os ativos terão maior absorção pela pele”, afirma a Paola.
Faça um treino rápido – Para adicionar cor às bochechas e ajudar sua mente cansada a se preparar para o dia, aumente a frequência cardíaca, pois esse estímulo ajudará na oxigenação dos tecidos.
“Também é necessário investir em uma dieta equilibrada, com carboidratos de boa qualidade e integrais, alimentos ricos em proteína e gorduras do bem. Lembra-se de consumir frutas, legumes e vegetais, pois melhoram a eliminação de toxinas”, finaliza a dermatologista Paola Pomerantzeff.