O peeling de fenol é um procedimento dermatológico revolucionário indicado para o tratamento de linhas finas, rugas profundas, flacidez da pele, manchas escuras, pálpebras caídas e também os indesejáveis “códigos de barras”.
O “código de barras” é uma expressão popularmente utilizada para descrever as rugas verticais que se formam na região dos lábios superiores. Essas rugas são chamadas de “rugas periorais” ou “rugas labiais”. Elas recebem esse nome porque se assemelham às linhas paralelas presentes nos códigos de barras de produtos comerciais.
Essas rugas periorais podem ser causadas por diversos fatores, incluindo o processo natural de envelhecimento, perda de colágeno e elastina na pele, exposição solar excessiva, tabagismo, movimentos repetitivos dos músculos faciais e até mesmo predisposição genética.
A eficácia do tratamento se dá porque promove a renovação em profundidade do colágeno e elastina, renovando completamente a derme.
A odontóloga especialista em harmonização facial, biomédica e diretora da clínica de estética avançada Belle Harmony, Denise Santana, explica que existem diferentes tipos de peeling de fenol, variando em concentração e modalidade de aplicação, cada um com suas indicações específicas.
Fenol Light
Este peeling de fenol utiliza baixas concentrações da substância ativa, não é um procedimento invasivo e é indicado para renovação leve da pele. É um procedimento suave que proporciona um efeito de revitalização e melhora da textura cutânea. É frequentemente utilizado para tratar condições como a pele opaca, irregularidades superficiais, leve pigmentação e marcas de acne.
Fenol Blend
É caracterizado por uma concentração média da substância ativa. É indicado principalmente para o tratamento de rugas e linhas de expressão em áreas específicas do rosto, sendo um pouco mais invasivo. Esse tipo de peeling tem a capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina. Com isso, ajuda a suavizar as rugas, melhorar a firmeza e a elasticidade da pele, resultando em uma aparência mais rejuvenescida.
Fenol Profundo
Este é considerado o mais potente entre os tipos de peeling de fenol. Sua concentração é maior, permitindo uma ação mais intensa nas camadas mais profundas da pele. Esse tipo de peeling é capaz de promover uma restauração completa da pele, tratando problemas como rugas profundas, cicatrizes de acne, manchas escuras e textura irregular. Devido à sua potência, o peeling profundo requer cuidados especiais e é geralmente realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia ou sedação, promovendo resultados semelhantes à uma plástica, podendo proporcionar um rejuvenescimento de 20 anos.
Após a aplicação do produto, forma-se uma crosta leve que cai naturalmente nos dias seguintes, revelando uma pele macia, uniforme e renovada.
A especialista destaca que o tempo de recuperação pode variar de 7 a 14 dias, podendo haver descamação e sensibilidade, controladas com proteção solar e hidratação. Contudo, os resultados compensam, uma vez que proporcionam rejuvenescimento profundo, natural e duradouro, sem cicatrizes ou complicações.
Os benefícios do peeling de fenol incluem renovação da textura da pele, alisamento de linhas finas, suavização de rugas profundas, elevação das pálpebras, firmamento do pescoço e colo, uniformização de manchas, redução dos poros e aumento da elasticidade. Estudos comprovam que seus resultados duram de 2 a 5 anos, dependendo do tipo do procedimento e da região aplicada.
“É importante ressaltar que o peeling de fenol, independentemente do tipo, é um procedimento que deve ser realizado por profissionais qualificados e experientes. Esses profissionais serão capazes de avaliar a condição da pele, discutir as expectativas do paciente e recomendar o tipo de peeling de fenol mais adequado para atingir os resultados desejados”, finaliza.