4
  • Home
    • Contato
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
  • Login
No Result
View All Result
CONTATO
Vida & Tal
  • Home
    • Contato
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
No Result
View All Result
Vida & Tal
No Result
View All Result
Home Saúde

Vacina da dengue chega a fase 3 pelo Butantan

by João Florêncio
04/04/2022
in Saúde
0
Vacina da dengue chega a fase 3 pelo Butantan

Foto: Envase_Dengue. Instituto Butantan.

CompartilheCompartilheCompartilhe

Um novo estudo publicado no dia 15/3 na revista científica Human Vaccines & Immunotherapeutics reforçou as descobertas anteriores sobre a imunogenicidade da vacina da dengue, que vem sendo desenvolvida há mais de dez anos pelo Instituto Butantan em parceria com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID). De acordo com o artigo, publicado por pesquisadores da farmacêutica Merck, também parceira do Butantan, a vacina induziu a geração de anticorpos em 100% dos indivíduos que já tiveram dengue e em mais de 90% naqueles que nunca haviam tido contato com o vírus.

Os resultados se referem à fase 1 do ensaio clínico, realizada nos Estados Unidos. Atualmente, a pesquisa já se encontra na fase 3, sendo que as conclusões da fase 2 foram publicadas em artigo na revista The Lancet Infectious Diseases em março de 2020. A segunda etapa da pesquisa mostrou que a vacina induz soroconversão em mais de 70% dos indivíduos contra os quatro subtipos do vírus com apenas uma dose.

O novo artigo demonstra, mais uma vez, que a vacina tetravalente contra a dengue protege pessoas com e sem contato prévio com o vírus. A análise randomizada incluiu 200 adultos que receberam duas doses do imunizante ou placebo, para avaliar a capacidade da segunda dose de aumentar os anticorpos. Após a primeira dose, a soroconversão foi de 100% em quem já teve dengue e 92,6% em quem nunca foi infectado. A dose adicional não induziu diferenças significativas, confirmando que uma única dose é suficiente para produzir resposta imunológica contra a doença.

A imunogenicidade foi analisada durante um ano por meio de testes de neutralização do vírus e se manteve alta em todos os participantes. A vacina também se mostrou segura e sem efeitos adversos graves. As reações mais comuns foram dor de cabeça, fadiga, erupção cutânea e mialgia (dor muscular).

O percurso de mais de dez anos do estudo

O Butantan participa do desenvolvimento da vacina contra a dengue desde 2009. O acordo com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos prevê que o Instituto produza e distribua o imunizante em território brasileiro. O estudo avançou para fase 3 em 2016, com 17 mil voluntários, e hoje está na etapa de acompanhamento – os voluntários serão avaliados durante cinco anos. A previsão é que a pesquisa seja concluída até 2024.

Em junho de 2018, o Butantan obteve uma patente concedida pelo Escritório Americano de Marcas e Patentes (Uspto) para o processo de produção da vacina, garantindo visibilidade internacional ao projeto. Seis meses depois, o Instituto assinou um acordo de colaboração e licenciamento com a farmacêutica multinacional Merck, que lhe permite desenvolver e comercializar a vacina no exterior. O acordo simbolizou um avanço para a ciência brasileira, já que geralmente ocorre o inverso (licenciamento do exterior para o Brasil).

Sobre a vacina da dengue

A vacina é feita com os quatro tipos do vírus da dengue atenuados, ou seja, enfraquecidos, que induzem a produção de anticorpos sem causar a doença e com poucas reações adversas. Quem tem dengue uma vez ainda pode ser reinfectado por outro subtipo do vírus e, quando isso acontece, a doença costuma ser mais grave. “Por isso é muito importante que uma vacina contra a dengue proteja contra os quatro tipos do vírus ao mesmo tempo, para conferir proteção permanente”, afirma o diretor de Alianças Científicas Internacionais do Butantan, Alexander Precioso.

Os vírus atenuados foram cultivados em células Vero de macaco verde africano, uma técnica amplamente conhecida, e depois o material foi purificado e seguiu para a formulação. A última etapa é a liofilização, processo que transforma o líquido em pó, e a criação do diluente para ser adicionado ao pó no momento da aplicação da vacina. Saiba mais sobre o processo de produção da vacina.

Redação Vida & Tal

Fonte: Instituto Butantan.

Tags: #butantan#vacinadadengue #vacina #dengue
João Florêncio

João Florêncio

Artigos Relacionados

Rio inicia vacinação de idosos contra nova variante da covid-19

Rio inicia vacinação de idosos contra nova variante da covid-19

by João Florêncio
19/05/2025
0

A Prefeitura do Rio de Janeiro começou nesta segunda-feira (19) a aplicar a nova vacina contra a variante JN.1 da...

SUS amplia acesso à donepezila para casos graves de Alzheimer e beneficia 10 mil pacientes

SUS amplia acesso à donepezila para casos graves de Alzheimer e beneficia 10 mil pacientes

by João Florêncio
16/05/2025
0

O tratamento contra o Alzheimer no Brasil acaba de ganhar um reforço importante. O Ministério da Saúde publicou, nesta quinta-feira...

Pesquisa inédita revela 8 milhões de variantes genéticas exclusivas em brasileiros e pode transformar políticas públicas de saúde

Pesquisa inédita revela 8 milhões de variantes genéticas exclusivas em brasileiros e pode transformar políticas públicas de saúde

by João Florêncio
16/05/2025
0

Um mapeamento genético sem precedentes revelou mais de 8 milhões de variantes genéticas nunca antes descritas em outras populações mundiais....

Next Post
Estudo da FMRP rastreia risco de ter câncer

Estudo da FMRP rastreia risco de ter câncer

Please login to join discussion

Recomendado

Câncer de pulmão é o terceiro entre homens 

Câncer de pulmão é o terceiro entre homens 

2 anos ago
Como escolher o creme dental?

Como escolher o creme dental?

4 anos ago

Mais Populares

    Conecte-se

    • Termos de Uso
    • Política de privacidade

    CNPJ 33.149.011/0001-97

    Categorias

    • Artigos
    • Beleza & Estética
    • Fisiculturismo
    • Fitness
    • Moda
    • Nutrição
    • Saúde
    • Saúde Mental
    • Saúde Oral
    • Sem categoria
    • Vida & Estilo

    Sobre Nós

    No Portal Vida & Tal você fica sabendo o que acontece no Brasil e no mundo com matérias e entrevistas exclusivas sobre saúde, bem estar físico e mental, além de beleza e estética.

    CNPJ 33.149.011/0001-97

    • Home
    • Beleza & Estética
    • Saúde
    • Vida & Estilo

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    No Result
    View All Result
    • Home
      • Contato
    • Beleza & Estética
    • Saúde
      • Saúde Mental
    • Vida & Estilo
      • Fitness
      • Nutrição

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    Welcome Back!

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Create New Account!

    Fill the forms bellow to register

    All fields are required. Log In

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In
    Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.