A entrega de 3,3 toneladas de alimentos aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), na sede da Mansão do Caminho, com a presença de gestores da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia (Coopanest-BA) e da Sociedade de Anestesiologia da Bahia (Saeb). Na oportunidade, a equipe conheceu o Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira, idealizado e concretizado por Divaldo Franco. Desde 2011, a maternidade já realizou cerca de seis mil partos humanizados, e realiza uma média de 70 partos normais por mês.
Empresas e instituições têm despertado para seu papel social desde que o mundo passou a enfrentar as consequências sociais e econômicas da pandemia. Sem emprego e com a redução da renda, muitas famílias estão desassistidas e a fome passou a ser uma presença constante. De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), nos últimos meses do ano passado, 19 milhões de brasileiros passaram fome e mais da metade dos domicílios no país enfrentou algum grau de insegurança alimentar.
Esses foram os aspectos motivadores da iniciativa que faz parte do projeto Coopanest Solidária, criado em 2010, como forma de desenvolver ações voltadas para a sociedade, como explica o presidente, Carlos Eduardo Araújo.
“Como médicos e representantes de uma categoria tão atuante em nosso estado precisamos dar também a nossa contribuição social. A escolha da Mansão do Caminho dar-se pelo compromisso, seriedade e senso de humanidade de um trabalho que acontece há décadas. É uma grande satisfação poder contribuir com uma instituição que transforma vidas”, declara.
Para o vice-presidente da cooperativa, “não podemos nos furtar de dar a nossa contribuição à sociedade, além de cumprir a nossa missão de atender aos nossos pacientes. Em um momento tão difícil, não basta sanar a dor física, mas também cuidar das necessidades básicas das pessoas. Muito ainda temos o que fazer, essa campanha não pode parar”, destaca Aurino Gusmão.
A presidente da Saeb, Liana Torres Azi, ressalta que o processo de construção de uma sociedade mais humana depende também de pequenas ações individuais.
“Doar é muito gratificante, constrói pontes entre as partes e nos mostra um novo olhar sobre o mundo. Esperamos que as famílias beneficiadas sintam o carinho com que o material foi preparado e que os alimentos tragam um pouco de acolhimento durante esse período de tantos desafios. Campanhas como essa são importantes para tentar trazer um pouco mais de conforto aos que necessitam, e para servir como incentivo para que outras instituições contribuam”.
A Mansão do Caminho
Construída numa área de 78,000 metros quadrados, no bairro de Pau da Lima, a Mansão do Caminho atua nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, desde 1952, atendendo à comunidade carente, somando cerca de 5 mil pessoas assistidas diariamente e distribuição mensal e 420 cestas básicas.
Redação Vida & Tal
Fonte: Brandão Comunicação