O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) fez a doação de 10 mil kits contendo três pacotes de absorventes íntimos para a prefeitura de Belém, no último dia 14. Metade das escolas públicas da rede municipal, em oito distritos, deverão receber os kits doados pela empresa Needs. Além dos absorventes, também foram doados guias sobre menstruação e panfletos sobre os cuidados na prevenção à Covid-19.
O material é um presente em comemoração ao aniversário de 406 anos da cidade. A entrega simbólica da doação acontece na Casa da ONU, com as presenças do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do especialista em Saúde, HIV e Primeira Infância do Unicef, Antônio Carlos Cabral e outras autoridades.
Já no sábado (15), também foi realizada a primeira roda de conversa sobre saúde menstrual, com a distribuição dos kits na Ilha de Caratateua, no distrito de Outeiro. O evento reuniu adolescentes na Escola Bosque. Ao longo deste mês, 50 professores da rede municipal de ensino de Belém receberão treinamento para falar sobre saúde menstrual e conduzir as rodas de diálogo nas escolas.
Além das escolas, outros quatro mil kits deverão ser distribuídos por lideranças de bairros e organizações sociais em territórios vulneráveis. Desde o dia 15, também estão sendo realizadas consultas médicas com 10 mil adolescentes que menstruam e vivem em contexto de vulnerabilidade social na capital paraense.
As atividades são realizadas com o apoio do Unicef em parceria com o Tá Selado, programa de participação popular da Prefeitura de Belém e outros órgãos municipais. A proposta é dialogar sobre saúde, dignidade e pobreza menstrual.
Desde 2021 o Unicef vem realizando várias ações relacionadas à saúde menstrual, incluindo capacitação com 50 lideranças locais para estimular o diálogo com adolescentes e distribuir informativos sobre saúde menstrual. As próximas ações incluem a doação de absorventes em escolas e comunidades, instalações de estações de lavagem de mãos, distribuição de kits de higiene e promoção de rodas de conversas. Através da parceria com a empresa Needs, parte do percentual do valor da venda de absorventes será revertida para a estratégia de água, saneamento e higiene do Unicef.
Redação Vida & Tal
Fonte: Onu/Unicef.