Não demorou muito para a Lipo HD cair nas graças dos famosos e se tornar popular. Afinal, ter um abdômen tanquinho construído na mesa de cirurgia é algo tentador. O procedimento cirúrgico, também conhecido por Lipo de Alta Definição, é uma técnica de lipoaspiração superficial que retira a gordura para criar um efeito visual de definição muscular.
Porém, a Lipo HD não é indicada para todo mundo. São aptos para o procedimento cirúrgico pessoas que já estão no peso ideal e que praticam atividade física regular. Ou seja, aquelas pessoas que treinam, se alimentam de forma correta e mesmo assim não alcançam muita definição.
“A Lipo HD não cria a definição do músculo, a técnica faz essa definição ficar evidenciada. Por isso, a indicação é para pessoas com o índice de massa corporal (IMC) menor do que 20 ”, explica a cirurgiã plástica June Favarin.
Além disso, após o procedimento, o paciente deve ser acompanhado por no mínimo um ano. “Se nesse período não houver uma rotina de treinos, de alimentação saudável e de manutenção de peso, a Lipo HD irá desparecer”, conta.
A Lipo HD é um procedimento seguro quando o paciente é saudável, está no peso ideal e passou por todas as avaliações pré-cirúrgicas. Além disso, o procedimento deve seguir todos os protocolos de segurança, e, de preferência ser feito em hospital.
Alternativa para a Lipo HD
Para pessoas que estão com o IMC na média e praticam atividade física com pouca regularidade, há alternativas. Uma delas é a Lipo MD, ou seja, a Lipo de Média Definição.
Na lipoaspiração tradicional, a gordura é retirada no plano profundo. Já nas Lipo MD e HD a gordura é retirada superficialmente do local onde se deseja definição. A diferença entre elas será o grau de definição, ou seja, a visibilidade dos músculos que estão abaixo da pele.
“Na média definição é feita marcações em lugares específicos. Já a Lipo HD é um grande acabamento corporal e serve apenas para quem tem bastante massa magra”, ressalta a especialista que atua há mais de 15 anos na área.
Já para quem está sedentário e acima do peso, a indicação, antes de qualquer procedimento cirurgico, é mudar os hábitos.
Sobre a Dra. June Favrin: Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e membro das duas sociedades internacionais mais respeitadas do mundo a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAP). Também é fundadora da Clínica Belvivere, onde atua há mais de 15 anos junto com o médico Dr. Eduardo Favarin.
Redação Vida & Tal