Apesar dos ômegas-3 EPA e DHA serem nutrientes essenciais para a saúde, um estudo recente publicado pela Faculdade de Saúde Pública da USP, no jornal internacional Nutrients, revela que a população brasileira atinge apenas cerca de 30% das recomendações para uma dieta saudável e sustentável, proposta pela Comissão EAT-Lancet.
“O ômega-3 é um dos nutrientes essenciais, ou seja, que o corpo não produz e precisa ser consumido através da alimentação. A maioria das pessoas não ingere nas quantidades que o corpo precisa, e estatísticas apontam que mais de 90% da população mundial não obtém as quantidades ideais para o bom funcionamento do organismo. Daí a necessidade da suplementação”, explica a Alessandra Feltre, nutricionista da Puravida.
Diversos estudos publicados em outras revistas científicas como Journal of Clinical Psychiatry, Journal of the American Heart Association e Translational Psychiatry, dizem que a suplementação do ômega-3 pode promover inúmeros benefícios à saúde, mas a nutricionista ressalta a importância de buscar o acompanhamento de um especialista para garantir o uso adequado do suplemento, principalmente quando o objetivo é ter efeitos mais direcionados com o uso.
“É muito comum as pessoas fazerem o uso de suplementos por conta própria e, sendo de boa procedência e tomados de acordo com as instruções de uso, de fato não apresentam basicamente nenhum risco. Caso uma pessoa esteja passando por problemas de saúde, tome muitos medicamentos, ou busca um resultado específico através da suplementação, é fundamental buscar a orientação de um profissional. Além disso, é importante estar atento à qualidade do produto na hora da compra, que preferencialmente devem carregar o selo MEG-3”, finaliza Alessandra Feltre.
A certificação é a garantia de que o óleo de peixe provém de fonte confiável, com elevado nível de pureza e um fornecimento sustentável de ômega-3 EPA DHA.
Benefícios do ômega-3 EPA DHA apontados por estudos:
- Triglicerídeos e colesterol: os óleos ômega-3 podem reduzir as triglicérides no sangue em até 30%. Adicionalmente, pode prevenir a oxidação do colesterol, contribuindo para normalizar os níveis elevados.
- Microbiota intestinal: ajuda a manter a qualidade e diversidade do microbioma intestinal, auxiliando na saúde intestinal.
- Saúde muscular em idosos: a suplementação com ômega-3 pode auxiliar tanto na manutenção da massa muscular, quanto na otimização da força e função muscular em idosos.
- Performance: por regular o sistema nervoso, a pressão sanguínea, coagulação hemática, tolerância à glicose e os processos inflamatórios, pode proporcionar melhora do desempenho, principalmente naqueles que praticam atividade física, devido ao aumento da produção reativa de oxigênio.
Redação Vida & Tal