Se por um lado a pele negra demora a sofrer com o processo natural do envelhecimento, graças a presença em maior quantidade de fibroblastos responsáveis pela produção de colágeno e elastina, proteínas estruturais que conferem tônus e elasticidade da pele, por outro, pela maior quantidade de melanina, tende a manchar com mais facilidade.
Para a Katleen Conceição, dermatologista referência nos cuidados com a pele negra no Brasil há 16 anos, a pele do rosto, principalmente das mulheres negras é mais oleosa, por isso há uma maior tendência à acne e consequentemente às manchas pós-acne. De acordo com a especialista, além das acnes, os problemas mais comuns são as manchas escuras, foliculite, queloide e estrias, o que requer cuidados ainda mais específicos.
“Os pelos são mais enrolados e encurvados com maior tendência ao encravamento, tanto no rosto como nas regiões pubianas, o que também favorece o aparecimento de machas. A pele do corpo é mais ressecada, precisando de mais hidratação, especialmente cotovelos e joelhos”, complementa.
Sobre os tratamentos estéticos, a especialista ressalta que “não é indicado a depilação a luz pulsada e peelings mais profundos por apresentar um maior risco de queimar, manchar e causar cicatriz na pele negra”.
Responsável por cuidar da pele de alguns famosos, a exemplo do ator Lázaro Ramos, das atrizes Cris Viana, Erika Januza, Juliana Alves, Lucy Ramos, além do jornalista Hugo Gloss e dos cantores Mumuzinho e Preta Gil, entre tantos outros nomes do meio artístico, a especialista contou para o Portal Vida & Tal quais cuidados são indispensáveis à pele negra.
Hidratando o corpo durante o banho – os sabonetes hidratantes e a base de óleos ajudam a manter a pele mais hidratada por mais tempo. O banho deve ser preferencialmente rápido e não muito quente. Evitar o uso de esponjas e realizar a esfoliação apenas 1 vez por semana. Para garantir uma maior hidratação da pele pós-banho dê preferência aos cremes ou loções hidratantes, pois são mais bem absorvidos pela pele úmida.
Controlando a oleosidade na zona T – quem apresenta muita oleosidade na testa, nariz e queixo, tem a pele das demais áreas da face de normal a seca. Aposte nos produtos para pele mista, assim será possível uniformizar a textura do rosto, controlando melhor a oleosidade e mantendo hidratadas as demais áreas. Uma boa opção são os sabonetes à base de ácido glicólico e loções secativas contendo ácido salicílico e enxofre.
Evitando a foliculite – a pele negra é mais suscetível à inflamação dos pelos encravados, por isso o ideal é manter a rotina da esfoliação semanal, e em alguns casos, a alternativa é recorrer a um profissional para eliminar o problema com a depilação a laser.
Para uma pele protegida e sem manchas – por possuir maior quantidade de melanina, a pele negra mancha com mais facilidade, por isso o uso filtro solar é indispensável nos sete dias da semana e 365 dias do ano. Aposte nos filtros na versão sérum protetor, gel creme ou oil free acima de FPS30, que devem ser reaplicados a cada 3 horas.
Nada de espremer espinhas – o risco de manipular a acne é a piora da inflamação, o que aumenta ainda mais as chances de causar manchas na pele. Durante o manuseio das espinhas, sem a devida higienização da pele e das mãos, as bactérias que se acumulam por baixo da unha podem penetrar na pele lesionada, agravando o processo inflamatório.
Clareamento das manchas – as manchas das axilas e virilhas podem ser clareadas com o uso do laser fracionado, laser nd-YAG e peeling, além de tratamentos tópicos à base de ácido Kójico, fítico, tranexâmico e ciestamina. Além da acne inflamatória, hiperpigmentações e foliculite, o laser também é um forte aliado no tratamento da alopecia de tração e fibrosante frontal, entre outras condições.
Katleen é dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, chefe do Setor de Dermatologia para Pele Negra do grupo Paula Bellotti e do Ambulatório de Dermatologia para Pele Negra da Santa Casa da Misericórdia e Membro da organização internacional de dermatologia Skin of Color Society.
Instagram @katleendermato
Confira o depoimento dos artistas que fizeram questão de compartilhar os cuidados recebidos da especialista, nas redes sociais: