O mês de agosto é marcado pela conscientização em torno da Saúde Vascular, através da campanha Agosto Azul Vermelho. O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento precoce de doenças vasculares, e serve de alerta sobre a importância do check-up vascular, já que o sistema vascular precisa ser monitorado constantemente a fim de detectar doenças que se desenvolvem silenciosamente, sem apresentar sintomas e dificultando o diagnóstico.
O acompanhamento é importante, sobretudo porque na Bahia houve 10 mil óbitos por doenças do aparelho circulatório até julho de 2023. As doenças mais comuns foram o infarto agudo do miocário, que ocasionou 2.080 mortes, seguido pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC) com 1.554 óbitos e hipertensão, com 1.335 óbitos. Ainda segundo a Secretária Estadual de Saúde (Sesab), em 2022, foram 25.693 óbitos.
A pasta de saúde indicou ainda que houve 24.721 internações por doenças do aparelho circulatório até maio de 2023. Ainda segundo o órgão, no ano passado, foram 74.214 internações.
De acordo com o angiologista e cirurgião vascular, Ronald Fidelis, muitas pessoas só buscam consultas para tratar do sistema vascular quando percebem problema grave ou algum incômodo pontual; no entanto, o especialista defende que o correto é realizar o check-up pelo menos uma vez ao ano, para fazer a prevenção de diversas doenças.
“Muitas das doenças vasculares são silenciosas e, caso não sejam investigadas, o problema pode ser descoberto somente quando for muito tarde. Uma dessas doenças é o aneurisma da aorta, assintomático na maioria dos casos”, explica
Outra preocupação destacada pelo especialista são as mulheres que apresentam vasinhos e varizes que precisam de cuidados médicos.
“Hoje, com Laser + Espuma, a cirurgia é dispensável em 97,2% dos casos. E o inverno, mês de agosto azul/vermelho, é o momento ideal pra se falar sobre isso”, pontuou.
Dr. Ronald explica que a campanha serve para que possamos discutir sobre doenças que podem ser tratadas a nível ambulatorial, sem precisar do Hospital.
“É cuidar do paciente antes da bomba explodir. Atuar na prevenção mesmo. Por isso, às vezes, o tratamento estético, que pode parecer bobagem, na verdade, cumpre um papel de muita importância”.
Conforme o especialista, em casos de pessoas com 40 ou 50 anos, é importante marcar uma consulta com um angiologista, pois é nessa fase que as doenças do sistema circulatório começam a ocorrer com mais frequência.
“É muito importante procurar o médico para prevenir e realizar o diagnóstico precoce de doenças do sistema circulatório e linfático. Com o auxílio do angiologista, será possível adotar recomendações de cuidados diários para diminuir os riscos de complicações. Em muitos casos, as doenças vasculares são silenciosas e detectadas em um estágio mais avançado, o que afeta o controle e o tratamento eficaz da patologia”, observa.
Ele também destaca que o angiologista e cirurgião vascular é o especialista responsável pelo tratamento de patologias que acometem o sistema circulatório, incluindo as artérias, as veias e os vasos linfáticos. Esse médico pode tratar doenças como: aneurismas, aterosclerose, trombose e varizes.
“Contar com esse acompanhamento regular contribui para um diagnóstico precoce, para adotar medidas de prevenção eficazes, além de tratar corretamente problemas vasculares que venham a surgir. O profissional de angiologia realiza o estudo, diagnóstico, prevenção, tratamento e acompanhamento clínico das doenças relacionadas ao sistema circulatório”, aponta.
Redação Vida & Tal