Para a perda de peso, o ganho de massa magra, um envelhecimento saudável e manter uma saúde equilibrada, o consumo de proteínas é mais do que necessário, é indispensável. Pois além de participar de múltiplas funções do organismo, as proteínas são fundamentais no processo de desenvolvimento muscular.
Diferentemente dos carboidratos, as proteínas demoram mais tempo para serem digeridas e por isso provocam o aumento da saciedade, trazendo benefícios para o controle do peso e para a qualidade de vida de pessoas de diferentes faixas etárias. Para a médica especialista em emagrecimento, Bruna Marisa, o ideal é que o consumo seja diário, porém de forma fracionada.
“Sabemos que o nosso corpo não consegue armazenar o excesso de proteínas em longo prazo. As proteínas vão sendo digeridas em aminoácidos que entram na corrente sanguínea. Por isso, o ideal é justamente o consumo de proteínas ao longo do dia, porém, é importante que esse consumo seja feito de forma fracionada, ou seja, em pequenas porções, alcançando assim um maior aproveitamento nutritivo”, explica.
A especialista ressalta que com a prática será possível ganhar massa magra e ao mesmo tempo perder peso de forma racional, além de garantir uma alimentação mais saudável.
“Tenha em mente que cada um, segundo suas necessidades e objetivos, deve consumir de 1g à 4g de proteína (x) distribuídos entre três à seis refeições por dia”, afirma a médica.
Confira a dica de Bruna Marisa para manter a proteína na alimentação em todas as horas do dia, de forma fracionada.
Para o café da manhã – Shake Proteína, Queijo ou Omelete
Pós-treino imediato – Whey Protein
Lanches – Barras de Proteínas, Ovos Cozidos, Iogurte proteico, oleaginosas
Almoço e janta – Carne com Salada ou Omelete com 2 ovos
Bruna Marisa é médica, pós-graduada em endocrinologia e em Medicina Ortomolecular, especialista em Emagrecimento e Low Carb, com vários cursos na área de Medicina Esportiva.
Instagram: @drabrunamarisa
Redação Vida & Tal