O final do ano se aproxima e a listinha de promessas para 2023 começa a ser escrita. Dos pedidos mais comuns feitos pelos brasileiros, entre eles está “ter uma vida mais organizada” no ano que entra, mas sabemos que não é uma tarefa fácil para quem precisa dar conta de muitas atividades simultâneas.
A personal organizer, Rosangela Kubota da Ro Organiza comenta que iniciar o ano com a casa em ordem é a base de um ano espetacular.
“O ambiente predomina a sua vida, portanto é importante estar em um local organizado, limpo e acolhedor, especialmente hoje em dia que muita gente esta de home office”, comenta a especialista.
Além disso, ela diz que o local onde vivemos reflete bastante nosso interior emocional, e claro que influencia também na dinâmica do dia a dia.
“Ao longo deste processo de organização que venho fazendo na casa de muitas famílias, cada vez mais encontro pessoas desorganizadas emocionalmente. Seja por sobrecarga, estresse, cansaço, desmotivação e até mesmo sem direção. Por onde começar? Quando vou conseguir terminar? Junto vem a autocobrança de “não dar conta”, que só atrapalha na desorganização emocional”, lembra.
Naturalmente na desordem, nada é encontrado, ou se perde muito tempo para encontrar. Existe o acúmulo de roupas para guardar, armários abarrotados de objetos que carregam suas histórias, na maioria das vezes que não fazem mais parte da vida atual. Você já ouviu a frase: “se você sente que sua vida está bagunçada, comece arrumando suas gavetas”?
Ordenar o exterior é um exercício para conseguir se organizar mentalmente, que pode ser com metas, objetivos ou mesmo listas de tarefas mais claras e objetivas. O ambiente e a forma como nos comportamos rotineiramente se reflete em nosso bem-estar subjetivo, assim como o oposto.
Mãos à obra? Que tal inicialmente fazer uma lista de tarefas simples como organizar gavetas, nichos, colocar cada item no cômodo correto e assim por diante? Com o tempo a prática vira uma rotina e você não conseguirá mais de executar uma organização mesmo que básica diariamente.
Redação Vida & Tal