Se a pressa é sempre inimiga da perfeição, imagina quando o assunto é emagrecer e manter o peso ideal tão duramente conquistado? Muitas vezes, a ansiedade e a busca por resultados instantâneos levam a erros básicos como consumir bebidas açucaradas ou alcoólicas para enganar a fome, comer com pressa, pular refeições ou substituí-las de forma inadequada.
“As bebidas muitas vezes engordam mais que a comida, além de não trazer os benefícios do alimento. E ao comer rápido não temos tempo para sentir saciedade e acabamos comendo mais”, explica a médica Yara Dantas, especialista em Nutrologia.
A nutróloga também alerta para outros erros comuns como ficar muito tempo sem comer ou fazer dietas muito restritivas. Além de não contribuírem para a manutenção dos resultados a médio e longo prazo, esses erros também podem causar prejuízos à saúde.
“Nada substitui uma dieta planejada com o auxílio de um profissional, que vai estudar as características de cada pessoa, seu metabolismo e objetivos. Sem pressa, mas com resultados garantidos, saudáveis e permanentes. Obesidade é uma doença e um dos maiores fatores de risco para o Covid depois da idade”, finaliza a especialista.