Ao pensar na ceia de Ano Novo, logo vem à cabeça alguns itens, e em seguida as calorias que as iguarias oferecem, a exemplo do bom e velho salpicão. Na sua versão tradicional, o prato vem recheado de defumados, maionese, batata palha, entre outros ingredientes nem tão saudáveis assim. Mas já pensou em preparar uma versão mais light e até mesmo vegana do salpicão para sua ceia?
Para começar, podemos substituir a batata palha comprada no supermercado, recheada de gordura e sódio, por uma versão caseira, feita no forno ou na AirFryer. Primeiro você precisa ralar a batata e posteriormente retirar excesso de amido com água. O ideal é deixar a porção em um recipiente com água por aproximadamente 2 horas. Depois escorra e enxugue as batatas raladas. Separe as porções e asse em pequenas quantidades na AirFryer por 15 minutos, sob 180ºC, mas mexa de vez em quando para não grudar. Tempere a gosto com sal, orégano e ervas finas.
Para a base do salpicão, separe 3 cenouras raladas, 2 maçãs picadas, uva passas, castanha ou nozes. Também pode acrescentar repolho cru ralado, frango assado desfiado e queijo branco, para quem não é vegano. Já os veganos, podem apostar no mix de Nuts, que oferecem um bom valor nutricional, acrescentar brócolis, rúcula ou alface americana.
Ao final, deixa a maionese de lado, mesmo a light. Substitua pelo creme de leite light, zero lactose, iogurte natural ou aposte na maionese caseira. Para isso você irá precisar de 1 ovo cozido, 2 gemas cozidas, um pouco de mostarda, 2 colheres de sopa de caldo de limão, sal e 1/2 xícara de azeite de oliva. Bata tudo no liquidificador. Finalize como preferir.
Já para os veganos, o preparo da maionese caseira pode substituir o ovo e as gemas pelo inhame. Para quem gosta, o tofu também pode ser uma boa alternativa.
Redação Vida & Tal