Celebrado no próximo 29 de setembro, o Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e Desperdício de Alimentos, emite um alerta a países como o Brasil, onde mais de 30 milhões de pessoas passam fome e 27 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo todos os anos, de acordo com dados da ONU – Organização das Nações Unidas.
Com 60% dessas perdas provenientes do consumo das famílias, também de acordo com o órgão mundial, o armazenamento correto – em recipientes como os potes de vidro herméticos – pode ser uma alternativa para diminuir essa quantidade de comida desperdiçada.
Segundo Natália Tosta, gerente de marketing e de produtos da Invicta®, empresa no segmento de garrafas térmicas, os recipientes apresentam características importantes para a armazenagem correta, como a maior vedação e resistência ao frio e calor.
“Tão importante quanto repensar os hábitos de consumo, é fundamental conservar a comida por mais tempo. Recipientes como os de vidro, com tampa hermética, por exemplo, protegem os alimentos da umidade, ajudam a preservar o sabor e as propriedades, e são extremamente versáteis, podendo ir do freezer ao forno”, explica Natália.
Vedação hermética
Potes de vidro que contam com vedação hermética – com borrachas nas tampas – apresentam um diferencial de conservação dos alimentos, ao evitar a entrada da umidade, do ar e das bactérias, que provocam a deterioração da comida mais rapidamente.
“Se pensarmos em um pequeno lanche, quando conservado em um prato aberto, mesmo que na geladeira, ele acaba se deteriorando em menos de 24 horas, o que é totalmente diferente da conservação em um recipiente bem vedado, como o pote hermético”, informa a executiva da Invicta®.
Livre de odores e substâncias químicas
Por ser considerado um material inerte e não poroso, os vidros, em geral, são de fácil higienização e não absorvem os odores ou os sabores dos alimentos armazenados. Uma propriedade que ajuda a manter as características originais das diferentes comidas guardadas e evita a contaminação cruzada de aromas. Além disso, o vidro é um material que não libera substâncias químicas prejudiciais à saúde, como no caso do plástico.
Transparência e praticidade
Potes de vidro herméticos e transparentes conseguem ser ainda mais práticos e úteis, ao permitirem visualizar o conteúdo sem a necessidade de abri-los. Uma vez mantidos fechados, o tempo de conservação dos alimentos é ainda maior, principalmente se considerarmos a maior vedação que esse tipo de pote oferece.
Resistência ao frio e ao calor
Outra vantagem desses recipientes é sua alta versatilidade diante de diferentes temperaturas. São opções seguras para armazenar alimentos desde a dispensa até a geladeira e o freezer. Também resistentes ao calor, esses potes de vidro – sem as tampas, nesse caso – podem igualmente ir ao micro-ondas ou forno com segurança, economizando tempo e reduzindo a necessidade de acomodar os alimentos em outros refratários.
Redação Vida & Tal