Acantose Nigricans são manchas escuras na pele, com textura grossa e avelulada e podem ser ocasionadas pelo excesso de açúcar no corpo. Apesar de não ser considerada uma doença, pode ser manifestações de outras possíveis doenças sérias, como o diabetes. Geralmente aparecem simétricas nas dobras da pele, como pescoço, axilas, tornozelos, joelhos, entre as pernas e região das palmas e plantas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD– RJ), há, basicamente, dois tipos de acantose – benigna e maligna – sendo, cada uma relacionada a diferentes causas:
Benigna
– Obesidade
– Genética
– Desordem hormonal
– Resistência à insulina (aumento de glicose no sangue)
– Diabetes
– Síndrome Metabólica (condições que aumentam o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes)
– Uso indiscriminado de corticoides, contraceptivos orais, hormônios do crescimento e até suplementos proteicos
Maligna
– Alguns tipos de câncer, especialmente o de estômago
Tratamento
O primeiro passo é descobrir e tratar a causa do aparecimento das lesões. Feito isso, em um primeiro momento, as manchas tendem a desaparecer gradativamente. De qualquer forma, quase todas as causas pedem um estilo de vida mais saudável, com menos açúcar e carboidratos, e mais atividade física.
Se for um problema hormonal, é possível que o médico prescreva remédios que corrijam o nível de hormônios. Em casos de câncer, cirurgia, quimioterapia ou radioterapia podem resolver. É possível, ainda, que o médico recomende o uso de alguns medicamentos para clarear as áreas afetadas com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente.
Essas manchas se desenvolvem de forma lenta, sendo assim, fique sempre atento a modificações do seu corpo. Se notar que algo está errado, respeite os sinais que seu corpo dá e procure ajuda de um profissional. Visite um médico dermatologista para ter um diagnóstico preciso.
Redação Vida & Tal
Fonte: SBDRJ.