O Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição (GIN), do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem, disponibilizou, no canal da Unidade no YouTube, vídeos da série usada como material didático do curso de Qualificação para Promoção da Alimentação Adequada e Saudável. A formação, ofertada pela Plataforma de Telessaúde do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, está disponível na Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus). A iniciativa é um dos frutos da parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.
Segundo Aline Cristine Souza Lopes, líder do GIN/UFMG e professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem, o objetivo da série é qualificar alunos e profissionais de saúde para a crescente demanda para realização de ações coletivas de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS).
“Como um dos pilares da promoção da saúde, a PAAS deve fazer parte do escopo das ações de todos os profissionais de saúde, contando, sempre que possível, com o apoio técnico-pedagógico do nutricionista”, enfatiza.
Temas
A série traz 13 vídeos com os seguintes temas: Cenário brasileiro: saúde e nutrição; Guia alimentar como estratégia de enfrentamento do cenário brasileiro relacionado à alimentação e nutrição; O que é alimentação adequada e saudável; Educação em saúde e educação permanente em saúde; Educação alimentar e nutricional na perspectiva de Paulo Freire; Explorando o livro “Instrutivo: metodologia de trabalho em grupos para ações de alimentação e nutrição na atenção básica”; Ações no ambiente e painéis; Abordagem coletiva – planejamento e execução de grupos; Desafios enfrentados pelos profissionais para a realização de grupos; Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição: Material de apoio para profissionais de saúde; Na cozinha com as frutas, legumes e verduras; Avaliação das atividades coletivas; Conceitos e aprendizados.
Todos os vídeos estão disponíveis no canal da Escola de Enfermagem no YouTube.
Redação Vida & Tal
Fonte: Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG.