Por Carlos Minuano para o Vida & Tal
Conciliar conservação da natureza, bem-estar e cuidados pessoais com sucesso comercial e ainda gerando renda para comunidades locais extrativistas. De maneira simplificada, é essa a receita, bem-sucedida, da linha Ekos, da empresa de cosméticos Natura, que completou este ano duas décadas no mercado.
“O produto é o maior porta-voz de ativos de beleza e bem-estar vindos de insumos de uma das maiores florestas do mundo”, afirma a diretora global de sustentabilidade da Natura, Denise Hills, ao Vida &Tal. A marca, nascida na virada do século, representa também o início de um frutífero relacionamento com a floresta amazônica.
Uma relação que deu certo. A linha de produtos veganos produzida com insumos da Amazônia se tornou uma das marcas mais icônicas da empresa de cosmético, que hoje integra o grupo Natura &Co (do qual fazem parte também Avon,The Body Shop e Aesop). Um exemplo do sucesso da Ekos foi conquistar a certificação UEBT (selo internacional que atesta a prática de biocomércio ético) – é uma das únicas do mundo a obter o selo.
Floresta em pé
Uma das razões para o êxito no mercado é o modelo de negócios por trás da linha de produtos. Ela foi desenvolvida a partir de parcerias bem sucedidas com as populações que vivem na floresta amazônica. “É um exemplo do potencial da economia da floresta em pé, ou da bioeconomia de um bioma como a Amazônia”, acrescenta Hills.
A vida de mais de 5 mil famílias que trabalham com a extração de insumos foi impactada pela parceria com empresa, que colaborou para movimentar mais de R$1.8 bilhão em volume de negócios na região.
Não é de hoje que a empresa busca marcar um posicionamento claro de engajamento em questões ambientais e sociais. “Fazemos produtos que promovem o bem-estar das pessoas consigo mesmas, com o ambiente e com a sociedade”, destaca a diretora de sustentabilidade da Natura.
Na prática, isso significa trabalhar a partir do conceito de “fair trade” (comércio justo). Ou seja, é mais do que uma extração que preserva, é estabelecer parcerias com comunidades locais que garantam rendimento justo a elas, e melhorando até o IDH da região, explica Denise.
Amor pela Amazônia
Para celebrar o aniversário da linha Ekos, a empresa lançou uma edição especial do ingrediente mais icônico: a castanha. Embalagens com ilustrações exclusivas celebram a importância dessa semente para a floresta e para todas os povos que vivem nela.
Os desenhos são da artista paraense Michelle Cunha, que apresenta nas embalagens da edição especial na forma de desenhos, a trajetória dos castanheiros para a colheita da castanha e a importância da árvore em pé para manter vivo o ecossistema.
Compromisso com a vida
Recentemente, o grupo Natura &Co divulgou uma série de ações chamada Visão 2030 – Compromisso com a Vida para enfrentar questões globais, entre elas, a proteção da Amazônia. Um dos objetivos é garantir nesse bioma a conservação de 3 milhões de hectares até 2030 e promover esforços coletivos para alcançar o desmatamento zero.