No mês de conscientização para o câncer de mama, Outubro Rosa, o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec), em Salvador (BA), promove a iniciativa, com tema ‘A Jornada da Mulher no Enfrentamento Contra o Câncer’.
A ação busca discutir e apresentar a importância dos cuidados com a mama e o diagnóstico precoce, com foco em apresentar e debater as dificuldades que as mulheres enfrentam durante o tratamento contra o câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).
Este ano, a campanha contará ainda com o lançamento da Formação da Rede Baiana de Saúde da Mulher, focada em políticas públicas para ações de advocacy. Com o objetivo de multiplicar informações para um maior número de usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), a iniciativa visa fortalecer e ampliar o raio de atuação, além de discutir a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.
Como parte da programação da ação, o núcleo realiza campanha digital e uma série de lives abertas ao público, através do perfil @naspecnucleo.
Na programação, a primeira live traz a temática ‘A Importância do Apoio Psicológico no Enfrentamento ao Câncer de Mama’; no segundo encontro acontece o lançamento das cartilhas sobre ‘Mama e Colo do Útero’; e para finalizar a série, o tema de diálogo será ‘Estou com Câncer, e Agora?!’.
A fundadora e diretora do Naspec, Romilza Medrado, explica que as dificuldades encontradas pelas mulheres que utilizam o SUS são muitas, como horários incompatíveis com suas disponibilidades e demandas diárias – trabalho, filhos, entre outros.
“Além disso, ainda dispomos de poucas ofertas para mamografias, indisponibilidade de ofertas de ultrassonografia, consultas com mastologistas e biópsias”, frisa.
Como forma de trazer informação às mulheres, a campanha – que utiliza a sua hashtag oficial de mobilização do núcleo #VocêPrecisaSeTocar, contará com a participação de parceiros, voluntários, apoiadores e trabalhadores de saúde na divulgação e distribuição de material informativo.
“Para aumentar nosso alcance, teremos a participação de associações e centros comunitários, universidades e faculdades, grupos informais interessados, profissionais de saúde, secretarias de saúde, em Salvador e interior da Bahia”, destaca Romilza Medrado.
Cartilha informativa
A campanha fará também o lançamento das cartilhas informativas, Jornada da mulher usuária do SUS, na linha de cuidados, no controle do câncer de mama e colo de útero.
De acordo com a coordenadora de enfermagem, projetos e advocacy, Katia Baldini, o material oferece uma linguagem fácil e dinâmica, com o objetivo de mostrar o passo a passo desde a chegada da mulher no posto de atenção básica até o tratamento.
“A cartilha funcionará como um guia (formato impresso e digital) para instrução e garantia dos cuidados, mostrando também como essas doenças atuam”, explica. E fazendo-as entender que fazer autocuidado mensal, avaliação clínica das mamas anual, mamografia a partir dos 40 anos anualmente são as únicas formas de se ter diagnóstico precoce, quem procura, acha, e quem acha, cura.
Romilza Medrado acrescenta que o material impresso será distribuído e divulgado com auxílio da Rede Baiana da Saúde da Mulher.
“A distribuição da cartilha tem a intenção de fortalecer o controle ao câncer de mama e colo de útero para as usuárias do SUS, reforçando as ações de advocacy e políticas públicas do estado”, finaliza.
Sobre o Naspec
O Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec) tem o foco nos cuidados paliativos e tratamento direcionados a dor de pacientes oncológicos. Sua missão é prestar pleno apoio: hospedagem; alimentação; medicamentos; material médico hospitalar e suporte da equipe multidisciplinar, aos adolescentes, adultos e idosos carentes com câncer, dos 416 municípios da Bahia, além de orientação e apoio logístico aos de Salvador, sem discriminações.
O núcleo atua frente a luta contra o câncer durante todo o ano, com a realização de ações e palestras gratuitas sobre a importância do Diagnóstico Precoce e Prevenção do Câncer. Também atua junto a realização de capacitações em um projeto itinerante com mais de 5 anos de duração passando por muitos municípios do interior da Bahia. O foco é voltado para a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde e profissionais da atenção básica dos postos locais.
O Naspec dispõe ainda de uma equipe multidisciplinar de médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiras, psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, farmacêuticos, massoterapeutas e voluntários que atuam em ações diversas.
A instituição possui uma infraestrutura atual de 72 leitos hospitalares em enfermarias equipadas para internação e suporte para os cuidados paliativos, além de enfermarias, refeitório, sala de entretenimento, copa, cozinha, acomodações para acompanhantes (feminino e masculino).
Além de dispor de salas de capacitações, artesanato, consultório médico, salas de fisioterapia, psicologia, serviço social, fonoaudiologia, posto de enfermagem, além de atividades de Yoga, massoterapia, psicoterapia, acupuntura, e ações de todas as religiões.
Redação Vida & Tal
Fonte: Criativos Imprensa.