Nova Lima e toda a macrorregião de Belo Horizonte ganharam mais um espaço em prol da qualidade de vida dos ciclistas e do fortalecimento da cultura do ciclismo: o Projeto Trilhas Bike Bar, centro de experiência e apoio dedicado aos aficionados pelo esporte instalado às margens da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG). O espaço, inaugurado em 30 de julho, é fruto da parceria entre o Projeto Trilhas, a Specialized e o Projeto CSul Lagoa dos Ingleses, maior empreendimento de desenvolvimento urbano sustentável da América Latina.
O Projeto Trilhas Bike Bar se integra a uma região que progressivamente se consolida como um bike park. A área já conta com mais de 40 km de trilhas de mountain bike, com características variadas e voltadas para todos os níveis de praticantes.
Os percursos são abertos ao público e podem receber, além de ciclistas, quem apenas quer se aproximar da natureza de forma sustentável e segura.
Ponto referência
O Projeto Trilhas Bike Bar foi pensado para oferecer total suporte ao desenvolvimento do mountain bike em um local com vocação para a modalidade. No Centro de Experiências Specialized o visitante poderá conhecer e experimentar modelos de bikes de uma das mais conceituadas marcas do mundo, além de uma linha especial de produtos desenvolvidos em parceria com o Projeto Trilhas.
Será possível também conhecer um pouco mais sobre o Projeto Trilhas, iniciativa que constrói, mantém e protege percursos de mountain bike em Minas Gerais, Meca da modalidade no Brasil, com destaque para Nova Lima. A ideia é aproveitar esse potencial com uma visão sustentável de uso do território.
“O objetivo do Projeto Trilhas é incentivar a cultura da bicicleta, ajudando na mitigação de impactos socioambientais e promovendo qualidade de vida às comunidades. A entrega desse espaço cria um ponto de referência e apoio na região da Lagoa dos Ingleses que, com toda certeza, vai impulsionar o mountain bike e consolidar todos os benefícios que esse esporte proporciona”, explica Christian Wagner, que, em conjunto com Fred Lanna, é o idealizador e coordenador da iniciativa.
“Estamos avançando na implantação de algo inédito no estado: o desenvolvimento urbano integrado a um complexo pensado e estruturado para a promoção da vida ao ar livre, com grandes áreas verdes que servem para atividades como a prática do mountain bike. Incentivamos o bem-estar da comunidade e a conservação do meio ambiente por meio do esporte. O Projeto CSul Lagoa dos Ingleses carrega essa visão e este é um dos vários avanços que pensamos para a região”, afirma Maury Bastos, presidente do Grupo CSul.
Comodidade e conforto
O Projeto Trilhas Bike Bar abrigará também uma oficina, serviço essencial para os praticantes do esporte. Haverá ainda um ponto de aluguel de bikes elétricas, tendência que se expande rapidamente no mundo das duas rodas e que, no contexto da Lagoa dos Ingleses, proporcionará uma experiência única pela orla.
Banheiros e estrutura para banho são outras comodidades visando ao conforto dos entusiastas e atletas.
Ainda com foco na conveniência do público, o Projeto Trilhas Bike Bar terá uma operação mista de lanchonete e honest market (modelo de loja em que o cliente escolhe o produto e faz o pagamento por conta própria, sem necessidade de atendente), com funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Nova trilha
Também em julho foi entregue aos ciclistas uma nova trilha para treinos, simulados, competições e diversão. Foi inaugurada a Volta Completa da Sauser, construída pela Csul em parceria com o Projeto Trilhas. O novo trajeto, de 4,5 km de extensão, se soma aos 40 km de trilhas acessíveis e abertas na região.
A primeira parte da Sauser foi aberta em novembro de 2021 e contou, além dos parceiros citados acima, com o apoio da Specialized. O nome é uma homenagem ao atleta suíço Christoph Sauser, tetracampeão campeão mundial de mountain bike e um frequentador da região.
A Trilha Sauser, além de oferecer single tracks esculpidos a mão de forma sustentável, estimula a conexão com a natureza entre os moradores e visitantes da região da Lagoa dos Ingleses, aumentando a conscientização ambiental fomentada pelo CSul.
“A Sauser é uma trilha com excelente acessibilidade e variedade. Apresenta possibilidades de circuitos diferentes, um menor (XCC – short track) e um maior, que tem a distância de um circuito de cross country olímpico. Os dois percursos possibilitam aperfeiçoamento de técnica e preparo físico, além de oferecer uma descida com flow e técnica para os amantes do enduro”, define Fred Lanna.
Passando por trechos de vegetação aberta e mata fechada, a Trilha Sauser une intensidade e técnica, garantindo também a diversão para os iniciantes.
Redação Vida & Tal