O sedentarismo e a falta de prática esportiva atingem mais mulheres que homens, sendo que uma em cada três não se exercitam — 66,6% delas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas essa é uma realidade que a influenciadora Ceres Azevedo, 61, tenta mudar em suas seguidoras. Com produção de conteúdo voltado para o público 50+, ela enxerga as atividades físicas como um fator de saúde e autoconhecimento.
“Alimentação e exercícios físicos são a prioridade número um da minha vida, pois são a base da minha saúde e bem-estar”, garante a influenciadora, que começou a busca por uma melhora no estilo de vida quando descobriu uma doença autoimune, a Espondilite Anquilosante. Atualmente ela opta por uma dieta anti-inflamatória e exercícios como o alongamento, a caminhada e a bicicleta.
Além de uma maneira de ajudar a controlar a doença, com a qual ela convive há pouco mais de cinco anos, essa também foi uma maneira que Ceres encontrou de se reconectar consigo mesma.
“Reflete diretamente na minha rotina e qualidade de vida e consequentemente na minha produtividade. O que eu tento passar para as minhas seguidoras é que o autoconhecimento e, consequentemente, o autocuidado começam desde a alimentação e atividade física. Quando você se conhece, você se cuida e quando você se cuida, você passa a olhar para você com mais amor”, revela.
Ceres Azevedo, que tem como público-alvo as mulheres 50+, conta que sente que esse processo de aderir a um estilo de vida mais saudável ainda traz muitas dificuldades para as mulheres maduras.
“São pessoas que nunca desenvolveram esse autocuidado durante a vida e muitas vezes acreditam que não podem mais alcançar esse estado de bem-estar físico e mental. Ao passar toda a minha rotina e vivência, o que comunico é que é preciso reviver lados adormecidos por crenças quanto a idade e começar a cultivar o nosso templo, que é nosso corpo”, diz.
Ao adotar uma rotina mais gentil com o corpo, ela garante que os ganhos são uma maior produtividade, menos estresse e menos cansaço, o que também abre portas para a descoberta de outras versões de si mesma. “É um efeito em cadeia, você se conhece, se cuida, se valoriza e começa a enxergar coisas oportunidades e beleza no passar da idade”, finaliza Ceres.
Confira um pouco da história inspiradora dessa mulher de fibra no Vida & Tal Entrevista desta quarta-feira (18), às 19h, com a jornalista Márcia Mello, no @portalvidaetal.
Redação Vida & Tal