Depilação a laser também é coisa de homem? De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a cada dois minutos um homem faz um procedimento estético no Brasil.
Nos últimos cinco anos, o número de pacientes do sexo masculino que se submeteram a cirurgia estética subiu de 5% para 30%. Os dados revelam o aumento na preocupação masculina com o bem-estar físico e estético.
O fato é que cada vez mais homens vêm quebrando o tabu e perdendo o medo de realizar procedimentos que causam verdadeira melhora na autoestima e qualidade de vida, a exemplo da depilação a laser.
Por que investir?
A depilação a laser remove de forma eficaz os pelos em quase todas as áreas do corpo, inclusive da face (barba, bigode).
Durante a aplicação, a energia emitida pelo aparelho é atraída pela pigmentação (melanina) do folículo piloso, levando ao enfraquecimento e destruição.
Quantas sessões são necessárias?
– O laser enfraquece o folículo apenas quando o pelo está em fase de crescimento, por isso são necessárias várias sessões até que surjam os efeitos do tratamento.
– Os resultados, bem como a quantidade e os intervalos entre as sessões também dependem da área tratada, da densidade dos pelos e do ciclo de crescimento.
– Esses resultados vão variar de acordo com cada paciente, pois fatores como a pigmentação, espessura do pelo e cor da pele, influenciam.
– Alterações hormonais influenciam de forma direta no processo e nos resultados da depilação.
– Durante o período de tratamento é importante manter a área depilada 100% protegida do sol.
Quais áreas posso depilar?
É importante ressaltar que a depilação a laser não é indicada apenas para pessoas que querem se ver livres dos pelos, mas principalmente para quem sofre com os pelos encravados e foliculite.
As principais áreas procuradas pelos homens são:
– Peitoral e abdômen
– Barba
– Nuca e orelhas
– Virilha, ânus
– Glúteos e pernas
– Braços, ombros e costas
Vou sentir dor?
A dor é relativa, pois irá depender da sensibilidade de cada pessoa, do tipo de laser e intensidade do tratamento. Em geral costuma ser menos dolorido do que as depilações tradicionais, a exemplo da cera.
Depilação e prática esportiva
Os benefícios da depilação para a prática esportiva são inúmeros. Pois além da ausência de pelo evidenciar os músculos tonificados e bem definidos, ela reduz o atrito com o ar e a água e aumenta a sensibilidade do atleta em contato com os elementos naturais. Isso é válido no ciclismo, atletismo e na natação.
Corpo pronto para massagens
Os atletas de alto rendimento, a exemplo dos jogadores de futebol, lutadores e ginastas costumam recorrer às massagens após treinos, provas e competições. Claro que uma pele lisa e sem atrito irá beneficiar tanto quem vai receber quanto quem vai realizar as manobras.
Otimiza processo de cicatrização
Outro ganho do atleta depilado é no processo de recuperação de lesões e cicatrização. Já que facilita a higiene e evita a reprodução de bactérias e risco de infecção.
Auxilia na termorregulação
Pode parecer estranho, mas os pelos exercem influência sobre o processo de regulação da temperatura corporal. De acordo com o Mestre em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCAR), Rafael Barty Dextro, o suor tem a função de carregar água para fora do corpo e como este líquido é um bom condutor de calor, a sua evaporação causa o resfriamento do organismo.
A explicação nos faz entender que a ausência de pelos permite que haja uma evaporação mais rápida do suor, logo uma maior otimização do processo de termorregulação do atleta.
Redação Vida & Tal