quarta-feira, 21 abril, 2021
  • Login
No Result
View All Result
CONTATO
Vida & Tal
  • Home
    • Contato
  • Artigos
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
    • Saúde Oral
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
  • Home
    • Contato
  • Artigos
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
    • Saúde Oral
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
No Result
View All Result
Vida & Tal
No Result
View All Result
Home Saúde

Epilepsia e a alternativa do tratamento cirúrgico

Cirurgia pode ser uma opção eficaz para pacientes com resistência a medicamentos

by vidaetal
26/03/2021
in Saúde
0
Epilepsia e a alternativa do tratamento cirúrgico

O cirurgião Pedro Góes e equipe

CompartilheCompartilheCompartilhe

Uma doença caracterizada por crises ou convulsões decorrentes da atividade elétrica anormal no cérebro, assim é a epilepsia. Na crise, o paciente pode apresentar movimentos involuntários, variando desde abalos em uma área específica (crises focais) a convulsões com perda da consciência em que o paciente se debate por inteiro sem controle (crises generalizadas). Também podem ser consideradas epilepsia, as crises conhecidas como ausência, mais frequentes em crianças, em que há fixação do olhar e perda da consciência por alguns segundos, dando a sensação de que a pessoa “saiu do ar” por um breve momento.

“É importante destacar que uma crise logo após bater a cabeça num acidente de carro, por exemplo, não é chamada de epilepsia, pois teve uma causa clara e momentânea, sem que haja novas crises assim nos dias seguintes”.

A explicação é do neurocirurgião do Instituto do Cérebro do Rio de Janeiro, Pedro Góes, que em entrevista exclusiva para o Vida & Tal falou sobre a alternativa cirúrgica para o tratamento da epilepsia.

Quais as causas e consequências da epilepsia na vida do indivíduo?

A epilepsia ocorre por uma desregulação da atividade elétrica normal do cérebro. Diversos são os fatores que podem estar relacionados a um funcionamento anormal dos neurônios: herança genética, tumores indolentes, malformações cerebrais conhecidas como displasias, entre outros. Até mesmo sequelas de traumatismo craniano ou de AVC podem virar focos epileptogênicos.

As consequências dependerão da idade, do tipo e da frequência das crises. Acidentes, com quedas causando fraturas ou machucados. Prejuízo psicológico e social, pois muitas vezes os pacientes com epilepsia são estigmatizados por colegas, podem ser vítimas de bullying, ou mesmo ficarem constantemente receosos de terem crises.

Crianças com crises muito frequentes podem ter atraso do desenvolvimento neurológico, atrapalhando o aprendizado. Então, de uma maneira geral, se o paciente não faz tratamento adequado e as crises não são controladas, os impactos na qualidade de vida são inúmeros e muito graves.

Tratamentos – vantagens e desvantagens?

O tratamento da epilepsia é centrado no médico neurologista e ocorre pela escolha da medicação mais adequada para o tipo de doença que cada paciente apresenta. A maioria dos pacientes consegue atingir o controle das crises. Desde que tomem corretamente suas medicações, ficarão livres das convulsões e poderão ter uma vida normal. Infelizmente cerca de 30% dos pacientes não conseguem esse controle e precisarão de uma avaliação ainda mais profunda para definir o melhor tratamento.

Quando há indicação para cirurgia?

Como disse, a maioria dos pacientes consegue controlar as crises com medicações. Esses seguirão com tratamento clínico e não será indicada a cirurgia. Já para aquele menor grupo (cerca de um terço dos pacientes) com resistência a medicamentos, a cirurgia pode ser uma opção bastante eficaz.

Será preciso uma análise de diversos fatores da ressonância, do eletroencefalograma (EEG) e até do vídeo EEG (em que o paciente é analisado na hora da crise) para que neurologista e neurocirurgião decidam em conjunto se aquele paciente é candidato a cirurgia e qual a melhor estratégia, – se a retirada de uma área específica do cérebro ou o implante de eletrodos no nervo vago (VNS) ou em áreas do cérebro (DBS). Essa avaliação mais profunda é obrigatória para que os riscos sejam mínimos e o controle das crises seja o melhor possível.

Quais são os riscos?

Como toda cirurgia cerebral, há riscos, mas atualmente a segurança cirúrgica é mais avançada e eles são mínimos. Não há um único tipo de cirurgia para epilepsia. Cada caso terá seus riscos específicos, a depender da localização do foco e da abordagem planejada.

Há contraindicações?

As contraindicações dizem mais respeito a um tipo ou outro de cirurgia, havendo sempre uma alternativa mais indicada para esses pacientes sem controle das crises e com prejuízo nas atividades. Como mensagem final, gostaria de destacar que a cirurgia não é o tratamento inicial de epilepsias e que a decisão da melhor estratégia depende sempre da avaliação de um neurologista com experiência no assunto.

Pedro Góes é graduado em Medicina e doutorando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com residência em Neurocirurgia e mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), neurocirurgião do Instituto do Cérebro do Rio de Janeiro (RJ), e membro titular da Sociedade Brasileira de Neurologia com estágios na Harvard Medical School (Boston/EUA); na Universitäts Klinikun Tübingen (Alemanha) e na University of Toronto (Canadá).

Redação Vida & Tal
Tags: cirurgiaepilepsiapacientetratamento
vidaetal

vidaetal

Next Post
A leveza da make primaveril

A leveza da make primaveril

Please login to join discussion

Recomendado

Sofrer com fluxo menstrual não é normal

Sofrer com fluxo menstrual não é normal

5 meses ago
A vida antes e depois da Hiperidrose

A vida antes e depois da Hiperidrose

7 meses ago

Mais Populares

    Conecte-se

    • Termos de Uso
    • Política de privacidade

    Categorias

    • Beleza & Estética
    • Fitness
    • Nutrição
    • Saúde
    • Saúde Mental
    • Saúde Oral
    • Sem categoria
    • Vida & Estilo

    Sobre Nós

    No Portal Vida & Tal você fica sabendo o que acontece no Brasil e no mundo com matérias e entrevistas exclusivas sobre saúde, bem estar físico e mental, além de beleza e estética.

    Que a Vitamina C faz bem pra saúde e fortalece a Que a Vitamina C faz bem pra saúde e fortalece a nossa imunidade a gente já sabia. Mas, você conhecia mais esse benefício dela?

Matéria no site do @portalvidaetal (www.vidaetal.com.br) fala sobre o papel da Vitamina C na fertilidade humana

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que entre 50 e 80 milhões de pessoas no mundo são inférteis. Uma das causas para o problema é a baixa qualidade nutricional da alimentação. O que poucos sabem é que a boa e velha Vitamina C, sempre associada a gripes e resfriados, pode ser uma grande ajuda também para quem sonha em ser papai.

 Isso mesmo! Utilizada sob a forma suplementar de comprimidos ou presente na laranja, limão, brócolis, couve, couve-flor etc, a Vitamina C é um potente antioxidante e melhora a motilidade dos espermatozoides, facilitando a fecundação. Outros alimentos também podem contribuir para isso.

Leia mais no nosso site

#vidaetal #vitaminac #fertilidade #suplementação #qualidadedevida #vidasaudável #saúde #bemestar
    O Vida &Tal Entrevista desta semana será com a es O Vida &Tal Entrevista desta semana será com a esteticista e cosmetóloga Mariane Albuquerque @m.aesteticaebemestar. Na nossa última live do mês da mulher, vamos aprender a escolher os produtos estéticos e os cosméticos certos, de acordo com o tipo de pele, o tom e a ocasião!

Tem dúvidas?

Manda as perguntas pra gente no Direct e participe ao vivo da entrevista que será conduzida pela editora-chefe do @portalvidaetal, @mmello_andrade, na próxima quarta-feira, às 19h, da entrevista aqui, no nosso perfil no Instagram!

Até lá!

#vidaetal #entrevistavidaetal #estética #esteticista #cosmetologia #bemestar #qualidadedevida #beleza #cosméticos
    Quem concorda? Muitas vezes as "pedras", ou as di Quem concorda?

Muitas vezes as "pedras", ou as dificudades são professores que nos ensinam e nos preparam para podermos viver a vida que a gente quer viver!

Força!

É segunda-feira!

Já conhece o nosso site?

O link está na BIO!!

#segundafeira #segundafeiraabençoada #vidaetal #saude
    Como anda a sua pele? Tem sofrido com queda de cab Como anda a sua pele?
Tem sofrido com queda de cabelo?

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) chama a atenção para problemas dermatológicos recorrentes entre a população feminina, que não devem ser subestimados. Acne, melasma e queda de cabelo são exemplos de manifestações de alta prevalência que, apesar de corriqueiras, podem impactar na vida de muitas mulheres.

De acordo com a presidente do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD, Fabiane Andrade Mulinari Brenner, a perda significativa de cabelo está entre as principais reclamações ouvidas por especialistas dentro dos consultórios. Segundo ela, pesquisas científicas sobre o tema vêm revelando a repercussão desse problema na qualidade de vida das pacientes.

“Muitas daquelas que sofrem com o rareamento dos fios capilares acabam vivenciando conflitos sociais bastante dolorosos. A autoimagem, sobretudo para a mulher, é fundamental na construção da autoconfiança e autoestima. Diversas vezes, uma queda mais acentuada de fios pode desencadear problemas que afetam a saúde mental da paciente, levando a quadros de depressão, interferindo no casamento, sociabilidade e vida profissional”, diz.

Você lê a matéria completa no nosso site
www.vidaetal.com.br

O link está na Bio e nos Stories

#vidaetal #quedadecabelo #qualidadedevida #acne #pele #tiposdepele #dermatologista #dermatologia #problemasdepele
    Uma ótima notícia para os brasileiros! O Instit Uma ótima notícia para os brasileiros!

O Instituto Butantan vai solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para iniciar, em abril, um ensaio clínico de fase 1 e 2 para o desenvolvimento de uma nova vacina contra a Covid-19 chamada ButanVac. O novo insumo já está em desenvolvimento e uma produção piloto foi finalizada para atender os voluntários dos testes.

A iniciativa faz parte de um consórcio internacional em que o Butantan é o principal produtor, com 85% da capacidade total de produção, e tem o compromisso de fornecer a vacina ao Brasil e a países de baixa e média renda.

A vacina será produzida integralmente no Brasil, sem depender de importação. Isso ocorre porque a fábrica de Influenza do Butantan pode produzir o insumo utilizando a tecnologia de vacina inativada com base em ovo.

Agora é ficar na torcida para que a Anvisa aprove logo os protocolos! 🙏

Leia mais no nosso site
O link está na BIO e nos STORIES

#vidaetal #saude #saúde #vacina #coronavirus #covid19 #pandemia #vacinadeoxford #qualidadedevida #imunização #bemestar #saudável
    Domingo é dia de repor as energias da semana que Domingo é dia de repor as energias da semana que se encerrou e se preparar a mente e o corpo para a que está começando!

Quem vem com a gente nessa rotina saudável?

#domingoseulindo #bemestar #vidaetal #portalvidaetal #saúde #sersaudável #vidaesaúde #saúdemental #saudável #helthy #helthylifestyle
    Siga no Instagram
    This error message is only visible to WordPress admins
    • Home
    • Artigos
    • Beleza & Estética
    • Saúde
    • Vida & Estilo

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    No Result
    View All Result
    • Home
      • Contato
    • Artigos
    • Beleza & Estética
    • Saúde
      • Saúde Mental
      • Saúde Oral
    • Vida & Estilo
      • Fitness
      • Nutrição

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    Welcome Back!

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Create New Account!

    Fill the forms bellow to register

    All fields are required. Log In

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In
    Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.
    Ok, Eu aceito Política de Privacidade
    Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.