A maioria das pessoas está cada vez mais insatisfeita com a rotina que tem, enquanto outras têm repúdio a essa palavra, pois acreditam que é desestimulante ter que seguir à risca e fazer as mesmas atividades todos os dias. Entretanto, muitos especialistas afirmam que a rotina é um planejamento das atividades do cotidiano que são fundamentais para ter uma vida equilibrada, principalmente para as pessoas idosas.
Márcia Sena, especialista em longevidade ativa e qualidade de vida, fundadora e CEO da Senior Concierge – empresa que pratica um modelo de atenção integrada para dar suporte a pessoas com mais de 60 anos – relata que a falta de uma rotina para uma pessoa da terceira idade é prejudicial. Ela explica que os idosos podem ter certo tempo ocioso em decorrência da diminuição de carga de trabalho, por exemplo, e sem uma rotina estabelecida, isso pode se tornar ainda maior, causando estresse, quadros depressivos e estagnação das funções cognitivas.
“Muitas pessoas pensam que ter uma rotina é viver uma vida engessada, ou fazer as mesmas atividades maçantes todos os dias. Contudo, manter uma prática de tarefas diárias contribui para o idoso buscar o novo e preencher o dia com atividades que geram bem-estar e aprendizado. Esse é um dos pilares para quem busca ter uma longevidade ativa”, comenta a especialista.
Sena ainda diz que a rotina torna o idoso mais autônomo, aumenta a sensação de segurança e melhora a qualidade de vida, proporcionando mais saúde. Além disso, auxilia no bom desempenho das funções cognitivas e atividades recreativas.
Como organizar a rotina do idoso
Márcia Sena conta que organizar a rotina diária para um idoso não é só criar uma lista cheia de afazeres e horários. É preciso levar em consideração alguns pontos, por exemplo, quais as necessidades desse idoso, as suas limitações físicas e cognitivas, suas preferências, desejos e os hábitos que costuma ter. Dessa forma, é possível elaborar uma rotina que seja adequada ao perfil desse maduro, incentivando, inclusive, à novas experiências.
A especialista elenca alguns pontos que podem ajudar o idoso a organizar a sua rotina em 2023:
Agendar horários: Se a pessoa da terceira idade não tiver suas atividades agendadas, irá vagar sem rumo. Nem sempre é possível atender todas as tarefas como prioridades ou executá-las, portanto, criar um cronograma ajuda a realizar um planejamento funcional e eficaz. Recomenda-se anotar, por exemplo, compromissos, consultas ao médico e o horário do medicamento.
Definir as prioridades: Planejar com antecedência as atividades semanais é fundamental para ter uma vida ativa e equilibrada. Pode-se usar um caderno para organizar as tarefas e definir quais serão as prioridades, pois listar muitas atividades e não cumprir também é prejudicial e pode gerar frustação.
Incluir atividades que estimulem o idoso: A maioria dessas tarefas são realizadas todos os dias, como tomar remédios, banhos e atividades físicas. No entanto, é muito importante inserir na rotina atividades de estímulo, pois contribuem para o bem-estar e ajudam nas funções cognitivas do cérebro. Exemplo dessas atividades são: ouvir música; ler livros; cozinhar um prato novo; dançar; fazer artesanatos; aprender um idioma e se divertir com joguinhos que exercitem a capacidade intelectual.
É fundadora e CEO da Senior Concierge e especialista em qualidade de vida na terceira idade e longevidade ativa. Farmacêutica pela USP, bioquímica, possui MBA em Administração na Marquette University (EUA) e experiência em várias áreas da indústria farmacêutica.
Criou a Senior Concierge a partir de vivência pessoal de dificuldade de conciliar seu trabalho como executiva e cuidar dos pais que estão envelhecendo. Se especializou nas necessidades e desafios da terceira idade e desenvolveu serviços com foco na manutenção da autonomia de pessoas da melhor idade no seu local de convívio, oferecendo resolução de problemas de mobilidade, bem-estar, tarefas domésticas do dia a dia e segurança contra males súbitos.
Sobre a Senior Concierge
É uma empresa com um novo jeito de dar suporte aos 60+, com um modelo de atenção integrada e centrada nas reais necessidades dos maduros. Uma resposta dos novos tempos para um modelo que se esgotou, que é o modelo curativo baseado nas doenças, praticado por outras empresas de home care. Com a proposta de garantir um envelhecimento prazeroso, proporcionando qualidade de vida, bem-estar e segurança dos familiares.
Redação Vida & Tal