Com a chegada da estação mais aguardada do ano, época de sol, praia, festas a céu aberto, a exposição fica cada vez maior. O cabelo, o rosto e o corpo são áreas mais expostas, pontos cruciais para uma atenção redobrada. Engana-se quem acredita que o couro cabeludo não sofre com os raios solares. Uma vez que sua exposição também é considerada elevada, a saúde capilar merece uma atenção especial.
Diante dessa realidade, Jéssica Magalhães, especialista em estética e biomédica há mais de 10 anos, reuniu uma série de cuidados importantes que precisamos ter durante o verão, começando pelo cabelo. “Tanto os fios quanto a raiz do cabelo sofrem com a radiação aumentada do período”, explica Jéssica.
De acordo com a especialista, é importante utilizar produtos que tenham proteção solar, além da utilização de acessórios para proteger os fios.
“Muitos finalizadores (cremes de pentear, leave-in) sinalizam em suas embalagens a presença de proteção UV. Escolha esses para proteger os fios. Os chapéus, lenços e turbantes, todos eles vão diminuir a exposição do cabelo e, com isso, reduzir os danos da estação”, ressalta Jéssica.
Para aqueles(as) que costumam passar muito tempo na praia, é importante lembrar do enxaguar o cabelo após o banho de mar, aplicando uma nova camada de finalizador com proteção UV. Ela ainda alerta sobre a necessidade de proteção ao couro cabeludo, já que alguns penteados costumam expor a raiz.
“Ela também pode queimar quando exposta ao sol sem proteção. Isso danifica a raiz e pode acelerar a perda dos fios. Mantenha sua rotina de hidratações, siga conforme seu cronograma para verão, mantendo os fios bem tratados. Para os dias corridos, lembre-se das máscaras de ação curta e não abra mão de um tratamento mais intenso”, pontua a especialista.
Além do cabelo, o rosto e o corpo também ficam expostos na estação mais quente do ano. O aumento da exposição aos raios UV, trazem riscos à saúde. Mas você sabe quais cuidados ter no verão?
Entre as dicas apresentadas pela especialista Jéssica Magalhães estão, a utilização do protetor solar com fator de proteção 50 ou superior e evitar sabonetes agressivos, já que muitos possuem ácidos na fórmula, principalmente os destinados à pele oleosa.
Jéssica ainda cita informações e cuidados referente a depilação, banho quente, bronzeamentos caseiros, além de desmistificar que o rosto deve ser lavado várias vezes no dia.
“Não depile a pele no dia de tomar sol – a depilação pode causar microlesões que quando expostas ao sol mancham a pele, escurecendo a área. Evite banho quente – altas temperaturas ressecam ainda mais a pele e não queremos isso. Não lave o rosto várias vezes no dia, sei que parece tentador mas não faz nada bem pra pele. Limite ao máximo três vezes ao dia e evite bronzeadores caseiros. Eles não oferecem proteção à radiação e aumentam o risco de queimaduras”, alerta a doutora.
A especialista em pele preta também traz um aviso muito importante sobre o mito de que a pele preta precisa de menos cuidado devido à presença de melanina. “A Melanina não faz milagre e não é o suficiente. Nada de ouvir a teoria de que nossa pele é resistente e por isso não precisa de cuidados. Todas as dicas devem ser seguidas por quem possui pele preta, principalmente o uso de protetor com FPS a partir de 50”, conclui Jéssica Magalhães.
Sobre as consequências causadas pelo não cuidado do corpo e do rosto durante o verão, de acordo com Jéssica, o principal risco é o desenvolvimento de câncer de pele. Além disso, existe o ressecamento, a quebra de colágeno causando envelhecimento precoce e flacidez, aumento de manchas, oleosidade e acne.
Redação Vida & Tal