O cantor e compositor Paulinho da Viola foi internado no dia 30 de julho, na Casa de Saúde São Vicente, no Rio de Janeiro, com GIST no intestino delgado e teve que ser submetido a uma cirurgia para tratamento da lesão.
“Isso significa que o artista tem um tumor intestinal raro que é um tipo de sarcoma, ou seja, um câncer. Pode acontecer em qualquer faixa etária, porém, é mais comum em pessoas com mais de 50 anos”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Clóvis Klock.
Este tipo de tumor geralmente se inicia no intestino delgado mesmo ou no estômago. Mas pode ocorrer em outras partes do trato gastrointestinal e, mais raramente, até fora dele.
Também foi informado que ele fez uma cirurgia de retirada de parte do órgão atingido (enterectomia) para tratamento da lesão.
Sintomas
O GIST pode não ter sintomas na fase inicial ou apresentar sintomas como o sangramento digestivo que o sambista teve. Outros sintomas são náuseas e vômitos, anemia, perda de peso, dificuldade de engolir, falta de apetite, inchaço e dor abdominal.
Vários exames e especialidades médicas participam do processo de investigação da doença. O diagnóstico definitivo é dado por um médico patologista.
Tratamento
A retirada do tumor por cirurgia, como a realizada no caso de Paulinho da Viola, é indicada. Podem também ser realizados como complementares à cirurgia, os tratamentos de quimioterapia, radioterapia ou terapias-alvo, que contam com medicamentos mais modernos e podem ser indicadas a partir da análise de biópsia pelo médico patologista.


Redação Vida & Tal