Em sua 9ª edição, o movimento Maio Amarelo 2022 criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), teve abertura internacional nesta segunda-feira (2), em Miami/EUA (International Trauma Tele Grand Round – Yellow May) (09h de Brasília), simultaneamente em diversos países, por meio de webinar on-line, com a participação de sociedades de trauma e governos locais em diversos países.
Segundo o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, “com esse apoio da Sociedade Panamericana de Trauma, coordenando uma ação em todos os continentes, convidando as associações ligadas ao trauma, ao atendimento às vítimas é muito importante para o movimento Maio Amarelo. Isso demonstra que estamos cada vez mais, avançando nos setores que antes, não tínhamos alcançado ainda. Isso é muito positivo para o movimento e para a redução no número de vítimas de ocorrências de trânsito”, destaca.
Para o Dr. Gustavo Fraga médico cirurgião, essa é uma oportunidade para chamar a atenção de toda a sociedade sobre a importância do engajamento coletivo para o comportamento mais responsável no trânsito, para evitar de centenas a milhares de eventos que resultam em lesões e mortes no trânsito.
“Como profissional de saúde, médico cirurgião que atende vítimas de trauma, é fundamental o engajamento de todos os profissionais de saúde porque essas vítimas de trânsito causam um grande impacto que dificulta o atendimento nas unidades de emergência de todo o país. São casos de vítimas de uma doença que, quase totalmente prevenível, que devido a uma distração, comportamento irresponsável, serão atendidas nos prontos-socorros, gerar exames, tratamentos cirúrgicos, internações em terapia intensiva, etc. Além do risco de morte que essas pessoas têm, são mais de 35 mil vítimas fatais no trânsito a cada ano. Então, a prevenção é o melhor caminho no que se refere aos eventos no trânsito e é importante que toda a sociedade brasileira esteja engajada nos cuidados a esse tipo de situação”, ressalta o Dr. Gustavo Fraga.
Até o momento, o Movimento Maio Amarelo conta com o apoio e participação das seguintes entidades internacionais da área médica:
- Panamerican Trauma Society (PTS);
- World Coalition for Trauma Care (WCTC);
- European Society for Trauma and Emergency Surgery (ESTES);
- World Society of Emergency Surgery (WSES);
- Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE);
- Lusitanian Association for Trauma and Emergency Surgery (ALTEC);
- Società Italiana di Chirurgia d’Urgenza e del Trauma (SICUT);
- SBAIT (Brazilian Trauma Society);
- Trauma Section, Hamad General Hospital, Qatar;
- Asociación Colombiana de Trauma (ACT);
- Kosova College of Surgeons;
- Brazilian Committee of Trauma Leagues (CoBraLT);
- Croatian Trauma Society;
- Sociedad Panameña de Trauma;
- Sociedad de Cirujanos de Chile;
- Bulgarian Emergency Surgery & Trauma Society (BESTS).
Conforme já acontece há 9 anos, o OBSERVATÓRIO conta com o apoio dos parceiros CNT Sest/Senat e Senatran está disponibilizando o material da campanha “Juntos Salvamos Vidas” deste ano para toda sociedade de forma GRATUITA, nas versões em português, espanhol e inglês para que quem quiser se engajar na causa, possa participar do Movimento, de forma a ter somente um só slogan, uma só mensagem.
Redação Vida & Tal
Fonte: OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) .