A medicina personalizada – abordagem que parte da interpretação de testes genéticos para direcionar a jornada de saúde do paciente – já é um caminho sem volta. Porém, para avançar no Brasil, o modelo ainda precisa enfrentar alguns desafios, como a capacitação de médicos e o acesso à população de forma ampla.
É o que aponta a iniciativa internacional FutureProofing Healthcare LATAM, que, recentemente, avaliou dez países da América Latina em relação ao cenário da medicina de precisão. Um dos fatos importantes indicados pelo índice, revelou desempenho consistente em termos de tecnologias personalizadas para a saúde, com pontuações médias elevadas e destaque para países como Chile e Costa Rica.
O resultado do estudo concluiu que o Brasil está avançando na construção das bases para os cuidados de saúde personalizados, com investimentos em sistemas de saúde sustentáveis, integrados e digitais. Mas para se estabelecer de forma definitiva, a medicina personalizada deve ser a premissa fundamental para o atendimento de todos; por um lado, para fortalecer os sistemas de saúde e, por outro, para o bem-estar da sociedade.
A médica precursora da medicina personalizada no Brasil, Vânia Assaly, afirma que a abordagem personalizada se mostrou fundamental no país durante a pandemia e reflete as mudanças de paradigma que estão ocorrendo no mundo todo quando o assunto é saúde.
”A saúde humana passou a ser compreendida, cada vez mais, como um sistema e isso engloba nutrição, prática de exercícios físicos, qualidade do sono, gerenciamento do stress e a relação com o círculo social”.
Ao lado do nutricionista e pesquisador português Pedro Bastos, a médica com especialização em endocrinologia e nutróloga Vânia Assaly coordena a 2ª edição do International Lifestyle & Personalized Medicine Summit, o ILPM Summit 2021. O congresso é um dos maiores eventos sobre saúde na era da personalização do Brasil e, este ano, receberá profissionais renomados internacionalmente na medicina personalizada e estilo de vida, como o descobridor da zonulina – o médico e pesquisador italiano Alessio Fasano.
Entre os dias 25, 26 e 27 de novembro, Fasano e outros palestrantes do Brasil, EUA e Europa irão compartilhar suas experiências clínicas, trajetórias acadêmica e científica para disseminar conhecimentos e estimular a adoção de abordagens personalizadas na prática clínica cotidiana dos profissionais de saúde brasileiros. O evento online será transmitido ao vivo do estúdio da E4, em São Paulo, para todo o país e oferecerá uma programação científica exclusiva com o apoio da American Nutrition Association (ANA) e da Associação Latino-Americana de Medicina do Estilo de Vida (Lalma).
Redação Vida & Tal
Fonte: E4 Marketing.