O médico brasileiro Jarbas Barbosa da Silva Jr. foi eleito durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana, realizada no último dia 28 de setembro, o novo diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). Escolhido pelos representantes dos Estados-membros da instituição, Jarbas tomará posse em 1º de fevereiro para um mandato de cinco anos e será o sucessor da diretora Carissa Etienne, da Dominica, que está no cargo desde 2012. O novo diretor se comprometeu “a dar continuidade aos valores que forjaram a organização, como a solidariedade, e a conseguir que todos os países trabalhem de forma coordenada para que se possa melhorar a qualidade de vida e a saúde na região”.
Jarbas é atualmente o diretor-assistente da Opas e liderou os esforços para aumentar o acesso, de maneira equitativa, às vacinas contra a Covid-19, e também auxiliou na ampliação das capacidades regionais para a fabricação de medicamentos e outras tecnologias de saúde. Ele está na Opas desde 2007, quando ocupou o cargo de gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças. A área é responsável pela coordenação das atividades regionais relacionadas à vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, saúde pública veterinária e análises e estatísticas de saúde.
Em 2011, ele retornou ao Ministério da Saúde brasileiro para ser secretário de Vigilância em Saúde, ocupando depois a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos. Jarbas Barbosa também foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2015 a 2018.
Sobre Jarbas Barbosa
Médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Jarbas é mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp). Foi secretário de Saúde de Olinda (PE), secretário de Saúde de Pernambuco e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi), em Brasília.
A Opas atende a região das Américas e serve como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS). A eleição do novo diretor será informada ao Conselho-Executivo da OMS, para que ele seja para nomeado diretor regional. Este ano, a Opas celebra seu 120º aniversário. A Organização conta com 37 países-membros, que se estendem do Ártico à Terra do Fogo, e três estados participantes de fora do continente: França, Holanda e Reino Unido.
Redação Vida & Tal
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias (AFN).