Verão é época de temporada de memes: ‘amizades sinceras com donos de piscinas’, ‘maçarico ligado’, ‘um sol para cada um’, ‘dormir numa piscina de gelo’… Surfando na onda do bom humor, a Fundação do Câncer lança a campanha Neste verão, filtro solar, sombra e água fresca com a atriz e comediante, Evelyn Castro, famosa pelo humor afiado com o Porta dos Fundos. Ela, que na pele da personagem Deusa diverte o público na novela Quanto Mais Vida, Melhor, da TV Globo, chama atenção para algo bem sério quando o tema é saúde: a prevenção do câncer de pele, tipo mais comum entre os brasileiros. Somente para 2022 são estimados mais de 8.400 novos casos de câncer de pele melanoma e mais de 176 mil do tipo não melanoma no país.
Em mais uma parceria com a Ecoponte – que abraça e divulga diversas campanhas de controle da doença realizadas pela Fundação do Câncer -, serão instalados dois painéis nos dois sentidos na Ponte Rio-Niterói, com um recado curto e direto da atriz: previnam-se!
“Todos os anos fazemos campanhas educativas, de esclarecimento. É união de esforços para promover saúde. Ajudando, de fato, de forma prática, nos resultados positivos para a saúde. Esta será a maior campanha de responsabilidade social já feita pela nossa parceira com a Ecoponte, que também vai colocar chamadas iluminadas nas cabines de pedágio”, explica Luiz Augusto Maltoni, médico e diretor-executivo da Fundação do Câncer.
“Como concessionária de uma rodovia muito procurada pelos veranistas que seguem em direção às praias da Região dos Lagos, temos como obrigação levar as mensagens de cuidados com o câncer de pele. Ao passar pela Ponte Rio-Niterói ou acessar nossas plataformas de comunicação, nossos usuários terão muitas informações sobre como prevenir e identificar a doença. E não poderíamos ter um parceiro melhor que a Fundação do Câncer para nos apoiar nesta iniciativa”, resume Matheus Fernandes, diretor superintendente da Ecoponte.
A prevenção do câncer de pele é simples, desde que a população adote medidas importantes como: o uso de protetor solar, chapéus e roupas com fator de proteção aos raios ultravioletas e evite a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.
“Especialmente em um país como o Brasil, com seu extenso litoral, onde as temperaturas são extremamente altas e com muita gente passando férias, a exposição ao sol forte e por períodos prolongados não é recomendada. A pele recobre toda a anatomia humana, é o maior órgão que temos, e por isso a atenção deve ser incentivada”, destaca Maltoni.
Tipos
O câncer de pele melanoma é, entre os tipos da doença na pele, o mais agressivo. A exposição à radiação solar, câmaras de bronzeamento e a falta de proteção adequada da pele estão ligadas ao seu aparecimento. A ocorrência do melanoma é mais notada pelo aspecto escuro da lesão. O formato irregular de pintas, seu crescimento e o surgimento de descamação também são características do problema. É importante ter atenção: “Evite a exposição entre 10 e 16h, use protetor solar e não esqueça a hidratação”, salienta Luiz Augusto Maltoni.
O número de mortes apontadas pelo Ministério da Saúde em decorrência de câncer de pele melanoma, em 2019, foi de 1.978, sendo 1.159 homens e 819 mulheres. E com relação ao tipo de pele não melanoma, foram 2.616 mortes, sendo 1.488 homens e 1.128 mulheres no mesmo ano. Esses são os dados mais recentes disponíveis no site do Instituto Nacional de Câncer.
Redação Vida & Tal
Fonte: Fundação Nacional do Câncer.