4
  • Home
    • Contato
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
  • Login
No Result
View All Result
CONTATO
Vida & Tal
  • Home
    • Contato
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
No Result
View All Result
Vida & Tal
No Result
View All Result
Home Saúde

Mundo tem mais de 700 milhões de pessoas com hipertensão não tratada

Número de pessoas que vivem com hipertensão dobrou para 1,28 bilhão desde 1990.

by João Florêncio
28/08/2021
in Saúde
1
Mundo tem mais de 700 milhões de pessoas com hipertensão não tratada

Imagem de Adriano Gadini por Pixabay

CompartilheCompartilheCompartilhe

O número de adultos com hipertensão entre 30 e 79 anos aumentou de 650 milhões para 1,28 bilhões nos últimos 30 anos, de acordo com a primeira análise global abrangente das tendências na prevalência, detecção, tratamento e controle da hipertensão – liderada pelo Imperial College London e Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicado nesta quarta-feira (25) na revista The Lancet. Quase metade dessas pessoas não sabia que tinha a condição.

A hipertensão aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, cerebrais e renais e é uma das principais causas de morte e doenças em todo o mundo. Pode ser facilmente detectada por meio da aferição da pressão arterial, em casa ou no centro de saúde, e muitas vezes pode ser tratada de forma eficaz com medicamentos de baixo custo.

O estudo, conduzido por uma rede mundial de médicos e pesquisadores, cobriu o período de 1990–2019. Usou dados de aferição e tratamento da pressão arterial de mais de 100 milhões de pessoas com idade entre 30 e 79 anos em 184 países, cobrindo juntos 99% da população global, o que o torna a revisão mais abrangente das tendências globais em hipertensão até o momento.

Ao analisar essa enorme quantidade de dados, os pesquisadores descobriram que houve pouca mudança na taxa geral de hipertensão no mundo de 1990 a 2019, mas a carga mudou de nações ricas para países de baixa e média renda. A taxa de hipertensão diminuiu nos países ricos – que agora costumam ter algumas das taxas mais baixas -, mas aumentou em muitos países de baixa ou média renda.

Como resultado, Canadá, Peru e Suíça tiveram uma das prevalências de hipertensão mais baixas do mundo em 2019, enquanto algumas das taxas mais altas foram observadas na República Dominicana, Jamaica e Paraguai para mulheres e Hungria, Paraguai e Polônia para homens. (Consulte a nota aos editores para obter informações detalhadas/classificações por país).

Embora o percentual de pessoas com hipertensão tenha mudado pouco desde 1990, o número de pessoas com hipertensão dobrou para 1,28 bilhão. Isso se deve principalmente ao crescimento e envelhecimento da população. Em 2019, mais de um bilhão de pessoas com hipertensão (82% de todas as pessoas com hipertensão no mundo) viviam em países de baixa e média renda.

Lacunas significativas no diagnóstico e tratamento

Embora seja simples diagnosticar a hipertensão e relativamente fácil tratá-la com medicamentos de baixo custo, o estudo revelou lacunas significativas no diagnóstico e tratamento. Cerca de 580 milhões de pessoas com hipertensão (41% das mulheres e 51% dos homens) desconheciam sua condição porque nunca foram diagnosticadas.

O estudo também indicou que mais de metade das pessoas (53% das mulheres e 62% dos homens) com hipertensão, ou um total de 720 milhões de pessoas, não estavam recebendo o tratamento de que precisam. A pressão arterial foi controlada, o que significa que os medicamentos foram eficazes em trazer a pressão arterial aos intervalos normais, em menos de uma em cada quatro mulheres e um em cada cinco homens com hipertensão.

O professor Majid Ezzati, autor sênior do estudo e professor de Saúde Ambiental Global da Escola de Saúde Pública do Imperial College London, disse: “Quase meio século depois de começarmos a tratar a hipertensão, que é fácil de diagnosticar e tratar com medicamentos de baixo custo, é uma falha de saúde pública que tantas pessoas com pressão alta no mundo ainda não estejam recebendo o tratamento de que precisam”.

Homens e mulheres no Canadá, Islândia e República da Coreia tinham maior probabilidade de receber medicamentos para tratar e controlar efetivamente sua hipertensão, com mais de 70% dos hipertensos recebendo tratamento em 2019. Comparativamente, homens e mulheres na África Subsaariana, países do centro, sul e sudeste da Ásia e ilhas do Pacífico são os que têm menos probabilidade de receber medicamentos. As taxas de tratamento eram inferiores a 25% para mulheres e 20% para homens, em vários países dessas regiões, criando uma enorme desigualdade mundial no tratamento.

É encorajador que alguns países de média renda tenham ampliado o tratamento com sucesso e agora estão obtendo melhores taxas de tratamento e controle do que a maioria das nações de alta renda. Por exemplo, Costa Rica e Cazaquistão agora têm taxas de tratamento mais altas do que a maioria dos países de maior renda.

Bin Zhou, pesquisador da Escola de Saúde Pública do Imperial College London, liderou a análise e afirmou que, “embora as taxas de tratamento e controle da hipertensão tenham melhorado na maioria dos países desde 1990, houve pouca mudança em muitas nações da África Subsaariana e das Ilhas do Pacífico. Financiadores internacionais e governos nacionais precisam priorizar a equidade de tratamento global para este grande risco à saúde mundial”.

Nova diretriz da OMS para tratamento de hipertensão

O documento “WHO Guideline for the pharmacological treatment of hypertension in adults”, também lançado nesta quarta-feira, fornece novas recomendações para ajudar os países a melhorarem o tratamento da hipertensão.

Taskeen Khan, do Departamento de Doenças Não Transmissíveis da OMS, que liderou o desenvolvimento da diretriz, ressaltou: “A nova diretriz global sobre o tratamento da hipertensão, a primeira em 20 anos, fornece a orientação baseada em evidências mais atuais e relevantes sobre o início de medicamentos para hipertensão em adultos.”

As recomendações abrangem o nível de pressão arterial para iniciar a medicação, que tipo de medicamento ou combinação de medicamentos usar, o nível de pressão arterial alvo e com que frequência fazer verificações de acompanhamento da pressão arterial. Além disso, a diretriz fornece a base de como os médicos e outros profissionais de saúde podem contribuir para melhorar a detecção e o controle da hipertensão.

Bente Mikkelsen, diretora do Departamento de Doenças Não Transmissíveis da OMS, acrescentou que, “seguindo as recomendações desta nova diretriz, aumentando e melhorando o acesso a medicamentos para pressão arterial, identificando e tratando comorbidades como diabetes e doenças cardíacas pré-existentes, promovendo dietas mais saudáveis e atividade física regular e controlando mais estritamente os produtos do tabaco, os países poderão salvar vidas e reduzir gastos com saúde pública”.

Nota aos editores

O estudo “Worldwide trends in hypertension prevalence and progress in treatment and control from 1990 to 2019: a pooled analysis of 1,201 population-representative studies with 104 million participants”, pela NCD Risk Factor Collaboration (NCD-RisC), foi publicado na The Lancet. DOI: 10.1016 / S0140-6736 (21) 01330-1.

Os dados foram obtidos a partir de 1.201 estudos com 104 milhões de participantes em 184 países, com idades entre 30 e 79 anos, com aferição da pressão arterial e dados sobre o tratamento da condição. A hipertensão foi definida como pressão arterial sistólica ≥140 mmHg, pressão arterial diastólica ≥90 mmHg e/ou uso de medicação para hipertensão.

 

 

 

 

Redação Vida & Tal

Fonte: OPAS/OMS 

Tags: #OMS#pressãoarterialsaúdevidaeestilovidaetal
João Florêncio

João Florêncio

Artigos Relacionados

Felipe Nilo confirma participação em workshop sobre neurobiologia do autismo

Felipe Nilo confirma participação em workshop sobre neurobiologia do autismo

by João Florêncio
02/07/2025
0

O professor e ex-atleta profissional Felipe Nilo, faixa-preta de jiu-jitsu e graduado em outras quatro modalidades de artes marciais, é...

Itaguaí inicia campanha Julho Amarelo com foco na prevenção e combate às hepatites virais

Itaguaí inicia campanha Julho Amarelo com foco na prevenção e combate às hepatites virais

by João Florêncio
02/07/2025
0

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaguaí deu início, nesta terça-feira (1), à campanha Julho Amarelo, voltada à prevenção, diagnóstico...

Rio inicia vacinação de idosos contra nova variante da covid-19

Rio inicia vacinação de idosos contra nova variante da covid-19

by João Florêncio
19/05/2025
0

A Prefeitura do Rio de Janeiro começou nesta segunda-feira (19) a aplicar a nova vacina contra a variante JN.1 da...

Next Post
Atividade física regular protege a saúde circulatória agravada pela Covid-19

Atividade física regular protege a saúde circulatória agravada pela Covid-19

Please login to join discussion

Recomendado

Queda de cabelo? Pode ser culpa do estresse e da ansiedade

Queda de cabelo? Pode ser culpa do estresse e da ansiedade

5 anos ago
O mel como aliado no rendimento esportivo

O mel como aliado no rendimento esportivo

3 anos ago

Mais Populares

    Conecte-se

    • Termos de Uso
    • Política de privacidade

    CNPJ 33.149.011/0001-97

    Categorias

    • Artigos
    • Beleza & Estética
    • Fisiculturismo
    • Fitness
    • Moda
    • Nutrição
    • Saúde
    • Saúde Mental
    • Saúde Oral
    • Sem categoria
    • Vida & Estilo

    Sobre Nós

    No Portal Vida & Tal você fica sabendo o que acontece no Brasil e no mundo com matérias e entrevistas exclusivas sobre saúde, bem estar físico e mental, além de beleza e estética.

    CNPJ 33.149.011/0001-97

    • Home
    • Beleza & Estética
    • Saúde
    • Vida & Estilo

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    No Result
    View All Result
    • Home
      • Contato
    • Beleza & Estética
    • Saúde
      • Saúde Mental
    • Vida & Estilo
      • Fitness
      • Nutrição

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    Welcome Back!

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Create New Account!

    Fill the forms bellow to register

    All fields are required. Log In

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In
    Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.