Hoje (6), a data é mais do que sugestiva para festejar entre quatro paredes – é o Dia do Sexo. Além do prazer e dos momentos especiais entre os envolvidos, uma boa relação sexual traz inúmeros benefícios para o organismo. É bom para o coração, para a saúde, para a alma e, em especial, para o maior órgão do corpo humano: a pele.
“O sexo gera uma sensação de bem-estar, o que dá um aspecto descansado ao rosto e pode diminuir até a formação de rugas”, aponta o dermatologista Fábio Gontijo, listando mais benefícios para a saúde. “O sexo faz bem para tudo. Para o sistema imunológico, para liberar hormônios e melhorar a circulação sanguínea. E isso tudo impacta positivamente na pele e nos cabelos”.
De acordo com o médico, são inúmeros os motivos que fazem do sexo um senhor remédio, que nem necessita de receita médica. “É uma atividade física e, por isso, há transpiração e elevação dos batimentos cardíacos, o que movimenta a circulação sanguínea. Os tecidos recebem uma irrigação maior de sangue e oxigenação. Além disso, ocorre liberação de endorfina, o hormônio do bom humor”.
Gontijo só faz um alerta: “Festejem a data. Não há limites para o sexo. Mas, claro, deve ser uma relação devidamente protegida e consensual”.