A própolis tem sido amplamente pesquisada e vários benefícios já foram comprovados por meio de estudos conduzidos pela Apis Flora, líder no mercado nacional no segmento de própolis, mel e extratos de plantas medicinais (IQVIA/23), com seu conceituado produto, o Extrato de Própolis EPP-AF®. Agora, a empresa traz mais uma inovação ao mercado: a exclusiva tecnologia iCaps®, na qual as partículas da própolis são encapsuladas, resultando em um extrato mais agradável ao paladar, altamente concentrado e de fácil absorção pelo organismo.
Para chegar à tecnologia iCaps®, o time de P, D & I da Apis Flora desenvolveu uma série de estudos iniciados em 2012, contando também com o apoio de parceiros nas etapas de caracterização e realização de alguns protocolos de eficácia e segurança, como o Dr. Miguel Vilas-Boas (IPB – Portugal), Dr. Hernane Barud (Uniara), Dr. Jairo Bastos e Dr. David de Jong (USP – Ribeirão Preto).
Inicialmente, o projeto tinha o propósito de atender a uma demanda de mercado, o qual buscava por um produto à base de própolis altamente concentrado que, até então, era inexistente no mercado. Após diversas análises e estudos, a pesquisa evoluiu e resultou em um extrato seco, com alto teor de concentração e que, além disso, possui aroma e sabor da própolis atenuados.
“O processo de microencapsulação do iCaps® consiste na transformação do extrato líquido alcoólico para um extrato em pó. Em termos de características, foi possível sair de um estado líquido de sabor muito forte e marcante, que tinha um odor bem acentuado e de teor alcóolico elevado, para um produto em pó, de sabor e odor minimizados” conta Dra. Andresa Berretta, farmacêutica responsável pelo Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Apis Flora.
Segundo Dra. Andresa, o extrato de própolis com a tecnologia iCaps® foi caracterizado quanto ao seu perfil químico e biológico, tendo sido certificado que as características do produto são mantidas.
“Até o momento, nosso time de P&D já publicou dois artigos científicos que demonstram essas características: Berretta et al. (2023) e Zamarrenho et al. (2023). O trabalho mais impactante nesse sentido está em fase de finalização para ser publicado”, explica a pesquisadora.
A nova tecnologia facilita o uso da própolis em diversos produtos nas mais variadas formas farmacêuticas, obtendo-se assim um ingrediente industrial versátil com potencial de ser aplicado em bebidas, alimentos, comprimidos mastigáveis, sprays, cosméticos, entre outros.
“Realizamos um estudo de mercado com a IQVIA para entender os hábitos de consumo de própolis no Brasil, e foi nela que obtivemos a comprovação de que o maior impeditivo do consumo era seu sabor e aroma – algo que já desconfiávamos. Essa era a resposta que precisávamos para, após anos de pesquisa e desenvolvimento, aplicar o iCaps® em nossos produtos”, comenta Adriel Moreira, responsável pelo Marketing da Apis Flora.
Um exemplo de aplicação bem-sucedida do iCaps® são os produtos da linha PROPOMAX® Kids, voltados ao público infantil, que contém zinco e vitaminas D, C, B6 e B12 e mantém a alta concentração dos bioativos da própolis em sete produtos: PROPOMAX® Kids 140 ml, PROPOMAX® Kids Gomas de Morango, PROPOMAX® Kids Gomas de Laranja (sem açúcar) e PROPOMAX® Kids Spray disponível nos sabores Tutti-frutti, Uva, Laranja e Menta.
Redação Vida & Tal