O própolis é elaborado pelas abelhas a partir das resinas das árvores e é utilizado por esses pequenos insetos para proteção das crias e para manter a colmeia livre de bactérias, vírus, fungos e parasitas. Conforme Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o própolis é composto basicamente por resinas, produtos balsâmicos, cera, óleos essenciais, pólen e microelementos.
“Já foram identificados mais de 200 componentes ativos no própolis. A composição química e a quantidade produzida dependem da fonte vegetal que é coletada”, explica o chefe da divisão de estudos apícolas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Rodrigo Durieux Cunha.
Segundo a médica especialista em saúde da família, Dinorah Boada Bilhalva a própolis serve como um aliado para ajudar na prevenção e, no caso de doenças, para ajudar na cura, pois é um produto que melhora a imunidade, ou seja, a resistência frente aos diferentes patógenos. De acordo com a médica, os componentes do própolis contêm propriedades antivirais, antitumorais, antibióticas, antifúngicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antissépticas e cicatrizantes, e são ainda capazes de combater artrites e diminuir o estresse.
“Já foram comprovados resultados com o uso de própolis em doenças respiratórias e da pele, no tratamento de patologias do sistema digestivo e na odontologia, impedindo a formação de cáries, por exemplo”, afirma Dinorah.
Em tempos de pandemia do Coronavírus, a recomendação de Dinorah é fortalecer o corpo com boa alimentação, exercícios físicos e medidas de higiene adequadas, que não só servem para esse momento, como para todo tipo de patologias. A divisão de estudos apícolas da Epagri compartilha um protocolo da médica e apicultora Amelia Cristina Tor, que dá dicas para o enfrentamento da pandemia.
Para pacientes que testaram positivo, ela recomenda 30 gotas de solução de própolis três vezes ao dia ou inalação com aparelho inalador e máscara nasal usando cinco gotas na água, três a quatro vezes ao dia. Já o uso da própolis como preventivo, ela indica 25 gotas de própolis a 10% duas vezes ao dia. Amelia ressalta que o tratamento com própolis deve ser complementar, não dispensando o acompanhamento médico e os tratamentos convencionais.
Extrato de Própolis x Covid-19
Um estudo desenvolvido por cientistas da empresa Apis Flora avaliou o efeito da substância em 124 pacientes com o novo Coronavírus, entre junho e agosto de 2020. Os voluntários tinham em torno de 50 anos, com comorbidades, estavam com sintomas há mais de oito dias e com o mesmo grau de problemas pulmonares aproximadamente, em torno de 50% de comprometimento. Os participantes foram divididos em três grupos, o primeiro foi submetido ao tratamento hospitalar convencional. Já os outros receberam doses diferentes de extrato de própolis, aliando ao tratamento padrão.
“Os resultados preliminares da pesquisa mostraram que os pacientes que usaram extrato de própolis de 400 mg e 800 mg por dia, aliando ao tratamento convencional, se recuperaram mais rápido em todos os aspectos, com redução do período de internação de até 50% menor do que aqueles submetidos apenas ao tratamento padrão. Isso devido aos benefícios medicinais como antiviral, anti-inflamatório e imunorreguladora”, afirma a doutora em Ciências Farmacêuticas e Medicamentos, e gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Apis Flora, Andresa A. Berretta.
Redação Vida & Tal
Fonte: Divisão de Estudos Apícolas da Epagri/ Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap)