O ano de 2020 chegou com uma mudança repentina na rotina, causando alterações em diversas áreas da vida, inclusive na balança. Por conta disso, nutricionistas da LaLiga, associação esportiva da Espanha, dão dicas para ajudar a manter a forma com o chamado “treinamento invisível”, junto com os treinos físicos e o descanso.
1- Comer mais e de forma saudável
Além do treino físico, a dieta vai muito além do que as pessoas imaginam. Mas, de forma geral, o ideal é que se coma várias vezes ao dia. Tentando, ao máximo, fazer isso de uma forma que não seja apenas radicalmente saudável, mas também atraente para o paladar.
2- Criatividade na cozinha
A base normal de uma alimentação saudável é feita com carboidratos e proteínas de fácil digestão: macarrão, arroz, frango. O cerne é recuperar energia, comida que tem proteína vegetal ou animal, como peixe ou carne. Junto com frutas, vegetais, grãos, ovos. Mas, como fazer isso de forma apetitosa? Os nutricionistas do FC Barcelona, por exemplo, incluem alimentos ricos preparados em forma de snacks, geleias e trufas.
“Às vezes faço sorvetes saudáveis para os jogadores. E também sobremesas saudáveis, como um pão de ló proteico, por exemplo”, comenta a nutricionista Aurora Cid, do SD Eibar.
3- Shakes em ação
Seguindo essa mesma linha de raciocínio, é aqui que os shakes entram na equação. “Você pode se recuperar apenas com a hidratação e dieta corretas – como com a ingestão de frutas, por exemplo. Mas a verdade é que os shakes são bebidas que as pessoas geralmente gostam, e assim obtêm doses de proteínas e carboidratos em um formato muito simples e adaptável”, explica Aurora Cid. Mas é importante lembrar que não há nada de milagroso neles, pois “se você não se alimenta bem, é um acréscimo muito pequeno dentro de um plano muito mais amplo”, completa a profissional.
4- Sem medo da balança
“O peso não é um dado confiável. Pode haver mudanças de peso de um dia para o outro e isso depende de muitos fatores: o que comeram no dia anterior, retenção de líquidos e até umidade e temperatura”, explica Giuseppe Ricciardi, nutricionista do Real Betis.
5- Sem dieta restritiva
Há quem diga que se você conseguir cuidar de si a semana toda, poderá fazer o que quiser no final de semana. Não é bem assim, mas vale ressaltar que há espaço para certo grau de flexibilidade. “Não estou dizendo que as pessoas devam seguir uma dieta realmente rígida, mas o fundamental é educá-las sem proibições ou restrições. Para que saibam o que é certo em um determinado momento”, é o método que Aurora Cid aplica aos jogadores do SD Eibar. “Por isso, às vezes, permitimos pizzas, hambúrgueres, sushi, sanduíches”.
6- Ter paciência e não pular etapas
Crie metas (a curto, médio e longo prazo) e tenha em mente que “a pressa é inimiga da perfeição”. Afinal, não existe uma resposta e nem tempo padrão para os resultados começarem a aparecer.
“Fatores como idade, gênero, composição corporal, nível de estresse e genética influenciam – ao mesmo tempo em que uma pessoa pode alcançar determinado resultado em apenas dois meses, outra pode fazer isso em oito, nove. Por isso, é preciso ter paciência e não pular etapas”, finaliza Héctor Uso, nutricionista do Villarreal CF.
Sobre a LaLiga
Fundada em 1984, a associação esportiva compreende 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional, na Espanha. Com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2700 milhões de pessoas em todo o mundo.
A associação também dispõe de uma fundação ativa e é a primeira liga de futebol profissional do mundo em possuir uma liga para jogadores com deficiência intelectual, LaLiga Genuine Santander.
Redação Vida & Tal
Fonte: Weber Shandwick