Fugir da rotina estressante do dia a dia, se desligar completamente das redes sociais e do mundo cibernético, respirar ar puro, colocar a saúde em dia com a prática do exercício físico e ainda poder tomar um bom banho de mar. Saiba que tudo isso junto e ao mesmo tempo é possível, graças ao Stand Up Paddle!
Para a prática da modalidade derivada do surf é necessário se equilibrar em cima de uma prancha, seja no mar, no lago ou no rio, enquanto utiliza o apoio do remo para navegar.
Foi com o objetivo de difundir na cidade maravilhosa o esporte praticado no Havaí, que o educador físico, Marco Garritano, elegeu há nove anos, o Posto 6 da praia de Copacabana como o local ideal para a instalação da tenda de stand up paddle, – já que a topografia rochosa do Forte de Copacabana torna o mar favorável para a inicialização da prática no esporte.
“O stand up paddle é um esporte para qualquer idade e tipo físico, basta ter força muscular nos membros superiores e inferiores, para conseguir o deslocamento da prancha no mar. Para os praticantes entre 8 a 14 anos é obrigatório o uso do colete salva vidas e o acompanhamento de um instrutor além de autorização do responsável do menor”, ressalta o profissional.
Ainda de acordo com Garritano, as pranchas mais largas e estáveis disponíveis para locação no stand foram pensadas e confeccionadas para promover uma maior inclusão social e permitir o acesso do esporte para pessoas com qualquer tipo de dificuldade.
“O cuidado que o praticante deve ter é seguir as orientações dadas pelos nossos instrutores antes de entrar no mar. Segurança, condições marítimas, vento, banhista, embarcações e etc”, explica.
Um exemplo da acessibilidade do Sup é a cantora e atriz carioca Sara Bentes, de 38 anos, deficiente visual que afirma ter vencido o medo em 2006, após participar do projeto de acessibilidade “Praia para todos”, com o apoio de voluntários.
“No primeiro dia, como o mar estava bem calminho, me puseram sentada na prancha, depois em pé, mas não consegui remar. Já foi um avanço. Recebi toda instrução, com toda segurança e dali não parei mais. Fui levando vários amigos com e sem deficiência visual para o Sup e o instrutor João, sempre muito acessível pra gente, sempre muito disposto. Nunca colocou qualquer tipo de limite, impedimento ou medo, ele simplesmente fala quando não dá para entrar no mar”, declara Sara referindo-se ao instrutor João Thiago, responsável pela escola de Sup Garritano.
Praticante assídua, porém afastada do mar por conta da pandemia, Sara revela que além de perder o medo, descobriu com o Sup uma nova forma de interagir com o mar e meditar.
“Foi algo que me trouxe muito mais consciência corporal, muito mais equilíbrio e que pude trazer para o dia a dia. O trabalho físico é incrível, o trabalho mental é incrível, porque que para estar ali me equilibrando eu preciso estar completamente no presente, então é um mindfulness, é uma meditação, fora o contato com o mar e a paz que é a interação com a natureza”, revela.
Conheça os benefícios da prática do stand up paddle que o educador físico listou para o Vida & Tal:
Saúde mental
Exercitar ao ar livre contribui para o bem estar físico e mental, liberando hormônio da endorfina, que proporciona um relaxamento do corpo e da mente. Alivia o stress, ansiedade e a depressão. O contato direto com a natureza ajuda a aliviar o stress, ansiedade e a depressão, permitindo mais equilíbrio emocional e reduzindo as doenças psicossomáticas consideradas o mal do século.
Atividade psicomotora
Proporciona ampliação da consciência corporal e coordenação motora. Promove o equilíbrio, já que para manter-se em pé é necessário manter os pés paralelos, quadril encaixado, costas eretas, abdômen contraídos. Os movimentos dos braços reforçam a musculatura dorsal, mantendo-a alinhada e proporcionando uma melhor postura.
Condicionamento cardiorrespiratório
A modalidade proporciona e estimula a melhora do sistema cardiovascular contribuindo para a prevenção de problemas cardíacos e riscos de infarto e AVC, uma vez que se trata de atividade aeróbica de longa duração.
Auxilia no emagrecimento
Com a prática de 1 hora de stand up paddle é possível ter um gasto aproximadamente de 400 kcal. Associado a uma dieta equilibrada, a prática do esporte pode ser um forte aliado no processo de emagrecimento.
Fortalecimento muscular e articular –
A prática de stand up paddle desenvolve os músculos dos membros inferiores (quadríceps, bíceps femoral, gastrocnêmio) além de fortalecer as articulações dos tornozelos, joelhos e quadris, e membros superiores (braquio, bíceps tríceps, deltoide, grande dorsal).
Serviço:
Devido as restrições impostas pela pandemia do Coronavírus, o atendimento deve ser agendado previamente pelo WhatsApp: (21) 96446-6446, ou através do Instagram @garritanosup.
1 hora – R$60,00
30 min – R$ 40,00.
Os valores seguem a tabela de preços autorizada pela Associação de Stand up Paddle do Rio de Janeiro (Aprosup) – Mais informações: www.garritanosup.com.br