Para fortalecer a assistência e o cuidado à população em situação de vulnerabilidade social, os ministérios da Saúde e da Cidadania assinaram no final de julho, um acordo de cooperação técnica para capacitação de profissionais de saúde e de assistência social que atendem pessoas que vivem com HIV, hepatites, hanseníase, tuberculose, sífilis, e outras doenças transmissíveis. O objetivo da iniciativa é qualificar a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para o desenvolvimento das ações de proteção social para as pessoas em situação de vulnerabilidade.
O treinamento será realizado por meio de parceria dos dois ministérios com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As aulas serão ministradas a distância. Com três módulos e 60 horas, o curso oferecerá aos profissionais aprendizado sobre a articulação entre o SUS e o Suas e a dimensão social e vulnerabilidades relacionadas às doenças do público-alvo. Além disso, serão detalhados temas como controle social e participação comunitária.
O conteúdo foi elaborado pela UFRN com o apoio técnico do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, e da Secretaria de Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania. O treinamento será oferecido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (Avasus), um espaço de aprendizagem para profissionais e alunos da saúde. Ao final do treinamento, os participantes receberão um diploma.
Promoção da saúde
O acordo também prevê ações de promoção da saúde e enfrentamento do estigma e discriminação a esse grupo da população. Com um plano de trabalho, os ministérios irão estabelecer diretrizes conjuntas de atuação da rede socioassistencial e da saúde para ações conjuntas no enfrentamento do HIV, hepatites, hanseníase, tuberculose e para a prevenção da sífilis congênita. Os dois órgãos ainda vão trabalhar em uma cartilha como parte do processo de implantação da Instrução Operacional Conjunta para o desenvolvimento de ações colaborativas entre o SUS e SUAS para o enfrentamento da tuberculose no Brasil.
Redação Vida & Tal
Fonte: Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis/ Ministério da Saúde.