Uma pesquisa publicada recentemente pela revista científica Nature Communications indicou que realizar exercício físico no período da tarde pode reduzir, com mais eficiência, os riscos de morte prematura. Pesquisadores ingleses fizeram testes de monitoramento com mais de 9.000 pessoas para rastrear comportamentos em um período de sete anos. Ao longo desse tempo, foi descoberto que pessoas que treinavam pela tarde tinham menos probabilidade de morrer prematuramente de doenças cardíacas e outras causas, segundo seus padrões de movimento.
A conclusão dos especialistas reacendeu o debate sobre qual o melhor período do dia para se exercitar, mas também deixou claro que praticar atividades físicas em qualquer hora do dia é melhor para a longevidade do que não se exercitar.
Se você costuma fazer exercícios pela manhã ou pela noite, não se preocupe, pois treinar em outros períodos do dia também traz benefícios. De acordo com especialistas, o horário ideal para se exercitar depende do que se quer alcançar com os treinos. Se o foco for em perda de gordura, a atividade física pela manhã é a melhor opção. Se quer ganho de força, fazer o treino pela noite ajuda a melhorar resultados de hipertrofia.
“Cada período oferece condições favoráveis para um determinado objetivo, mas para obter bons resultados e manter a saúde em dia, o mais importante é manter a frequência”, afirma Guilherme Micheski, fisiologista da Smart Fit.
Para quem quer perder gordura e emagrecer mais rápido, fazer exercícios antes do meio-dia é uma boa escolha. Nesse período, o corpo está mais carregado do hormônio cortisol, que inibe a produção de insulina e faz com que o corpo tire a energia do treino da reserva de gordura. Em atividades aeróbicas, como corridas e pedaladas, a queima de gordura pode ser maior.
Se a busca for por alto desempenho, o treino algumas horas após o almoço proporciona mais força e disposição para se exercitar. Pelo fato do corpo já ter digerido os alimentos ao longo do dia, as articulações estão mais lubrificadas e os músculos mais irrigados.
Já a prática de exercícios pela noite pode contribuir para maior redução do estresse e proporcionar mais hipertrofia. Como os músculos estão aquecidos pela rotina diária, é possível levantar mais cargas. O fator metabólico contribui para ganho de massa porque o processo de reconstrução muscular vai ser iniciado um pouco antes da hora de dormir, que é o momento que o corpo descansa e produz hormônios.
“Seja pela manhã, tarde ou noite, o importante é se exercitar”, afirma Micheski. A escolha do melhor período para fazer exercícios deve, principalmente, ir de acordo com a rotina de cada um. Ganho de força, emagrecimento, hipertrofia ou mais longevidade, seja qual for o resultado buscado, o exercício frequente contribui para uma vida mais saudável e com mais qualidade.
A Smart Fit preparou um treino dinâmico para ser encaixado em qualquer hora do dia:
PARTE PRINCIPAL
Circuito | 2 séries | 45 seg | 15 seg intervalo
Skipping baixo
Afundo insistido alternado
Flexão de braços
Skipping baixo
Agachamento insistido
Remada fechada
Skipping baixo
Abdominal completo
Hiperextensão lombar
Meio burpee
VOLTA A CALMA
1 série | 30 seg | sem intervalo
Alongamento de quadríceps
Alongamento de posterior
Alongamento de pescoço
O download da execução completa do treino pode ser feito neste link.
Redação Vida & Tal