Pertencente à família Cucurbitácea, a abobrinha é um fruto que é colhido ainda verde e originou-se no continente americano, do Peru até o Sul dos EUA. Por ser de baixa caloria e fácil digestão, é uma forte aliada das dietas hipocalóricas, além de ser fonte de sais minerais, fibras e vitaminas, sobretudo a vitamina A.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), não há necessidade de descascar os frutos para usá-los. Pequenos ferimentos na casca, sem apodrecimento, não comprometem o uso. Por isso, basta remover a parte ferida e utilizar tranquilamente o restante. Também não há necessidade de retirar as sementes, que costumam ser pequenas e macias.
De sabor suave, a abobrinha pode ser utilizada em diferentes preparos e consumida refogada no azeite, cozida no vapor, em saladas, como suflê, à milanesa, recheada com outras hortaliças, com queijo, ovos cozidos ou qualquer tipo de carne. Também pode ser usada como recheio de pratos assados, tais como empanadas, tortas, pizzas, pasteis, e substituir a massa de lasanha e até mesmo o bom e velho espaguete.
Para mostrar a versatilidade da abobrinha, o Vida & Tal selecionou uma receita low carb da nutricionista Paula Mello. Confira:
Rolinhos low carb de abobrinha
Ingredientes
– 2 abobrinhas médias.
– Ricota (acho que aquele pacotinho tem uns 300 a 400g né? Usei um fechado inteiro daquele).
– Molho de tomate caseiro ou um industrializado de boa qualidade (com o mínimo de ingredientes e apenas ácido cítrico de aditivo).
– Queijo parmesão (de qualidade) ralado.
– Azeite de oliva.
– Limão.
– Sal, cebola, alho e pimenta a gosto
Modo de preparo
– Corte a ricota em cubos pequenos e em uma panela faça uma pasta com cebola dourada, a ricota, sal, alho, pimenta moída na hora e suco de meio limão (ou um limão inteiro se preferir – vá provando).
– Fatie as abobrinhas em fatias finas no sentido longitudinal (fiz no fatiador de legumes). Fatiei as minhas com a casca mesmo, pois eram orgânicas (se não fossem preferiria retirar a casca).
– Em uma frigideira com azeite grelhe as abobrinhas dos dois lados e tempere com sal e pimenta.
– Com as abobrinhas grelhadas, comece a fazer os rolinhos acomodando um pouco de recheio na ponta mais grossa e enrolando até o final.
– Acomode todos os rolinhos em um pirex, como na foto, e despeje por cima um pouco de molho de tomate e o parmesão ralado. Coloque para gratinar um pouco.
– Finalize com folhinhas de manjericão em cima de cada rolinho.