Desconstruir conceitos equivocados sobre o envelhecimento é uma das principais necessidades da contemporaneidade. Fenômeno mundial, o amadurecimento já corresponde a ¼ da população. No Brasil, dados obtidos no último censo do IBGE, revelaram que aproximadamente 13% da sua população tem idade superior aos 60 anos e 25% estão na faixa dos 50 anos.
Denominada “Revolução da Longevidade”, a população madura com carteira assinada e idade superior aos 65 anos, aumentou cerca de 43% entre os anos de 2013 e 2017. Economicamente ativa, essa parcela da população está cada vez mais atenta às tecnologias, produzindo conteúdo e ocupando novos espaços digitais. Segundo dados do IBGE, o Brasil detém a 5ª maior população de idosos do mundo, enquanto a Bahia ocupa o sétimo lugar em aumento da população idosa do país.
“Existe uma cultura do envelhecimento ativo saindo enfim da invisibilidade social, com isso uma revolução da longevidade já está acontecendo no mundo. A população envelheceu! Os idosos de amanhã, são os maduros de hoje”, pontua Rosa Correia, CEO do Instituto Amadurecer.
Conscientes que as demandas do dia a dia não são atendidas em virtude da falta de produtos direcionados às necessidades da população madura, o Instituto Amadurecer, sediado na capital baiana, entendeu essa demanda e lançou uma plataforma de impacto social à serviço da longevidade.
“A conexão entre pessoas e dispositivos, cada vez mais abrangente, veloz e acessível, transformou a forma como as empresas e a sociedade se comunicam, interagem e se fazem presentes. Estamos vivendo um momento histórico e de muitas mudanças. O salto tecnológico ocorreu de forma acelerada em virtude da pandemia mundial e o mundo hoje se move intensamente por meios digitais”, destaca Rosa.
Segundo projeções da Cisco, entre os anos 2019 e 2022 o volume de tráfego nas redes globais vai ultrapassar a soma de todos os anos de internet entre 1984 e 2016. Estima-se que existam mais de 12 bilhões de dispositivos habilitados para conexão móvel e IoT, criando mais tráfego nestes três anos do que nos 32 anos anteriores juntos.
“A internet, a tecnologia e a conectividade mudaram o mundo e vivemos hoje a era da informação e estar posicionado nos meios digitais é a nova forma de se comunicar e interagir com o mundo”, conclui a CEO.
Diante das novas possibilidades, o Instituto Amadurecer desenvolveu um banco de dados onde oferece, por meio da sua plataforma virtual, uma série de produtos e serviços nomeados como “Produto Social”, elaborados e disponibilizados por profissionais liberais conscientes e empresas socialmente dispostas a trabalhar com esse propósito, afim de que todos possam se posicionar e retomar o mercado de trabalho, movimentando a economia, trazendo a divulgação em larga escala de oferta em diversos segmentos, e viabilizando um novo recomeço profissional e econômico.
Redação Vida & Tal
Fonte: Criativos Imprensa