O Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, trouxe um reforço sobre a importância dos cuidados com a higiene. Segundo pesquisa da Aliança para um Futuro Livre da Cárie (ACFF), cerca de 100% dos adultos no mundo têm ou já tiveram cárie dentária, e mais de 600 milhões de crianças são afetadas por esta doença. De acordo com os dados, a segunda mais prevalente na cavidade bucal é a doença periodontal, processo inflamatório causado por um desequilíbrio bacteriano que leva a destruição do aparato de suporte dos dentes.
No entanto, tais doenças não impactam somente na saúde bucal, mas de todo organismo, podendo levar à doenças cardiovasculares, pulmonares, renais e, na diabete, dificultar o controle glicêmico.
Para capacitar os profissionais de saúde a lidar com diversos os aspectos da saúde bucal na Atenção Primária, a UNA-SUS atualmente oferece cinco cursos online autoinstrucionais sobre o tema. As capacitações são abertas a profissionais e estudantes de odontologia, além de demais interessados no tema. Confira!
Situações Odontológicas Comuns em Atenção Primária à Saúde – UFPel
A qualificação traz 16 casos clínicos interativos que abordam os cuidados em saúde bucal de crianças, adultos, gestantes e idosos. Em cada caso clínico, o aluno responderá questões referentes à etiologia, diagnóstico, tratamento, acompanhamento e prevenção de patologias bucais. Temas como prevenção e controle de cárie, doença periodontal, câncer bucal e doenças sistêmicas com acometimento bucal poderão ser estudadas nos casos e nos materiais complementares.
Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas em Situações de Urgências Odontológicas – UFMA
A capacitação trata sobre a organização do processo de trabalho para atenção às demandas de urgência no cotidiano da assistência odontológica e das demandas espontâneas, entendendo o processo de trabalho das equipes de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde.
Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde – UFMA
O curso tem como objetivo compreender a promoção do cuidado em saúde bucal na Atenção Básica, bem como identificar as especificidades no manejo da Pessoa com Deficiência (PCD) nessa linha de atenção, de modo a oferecer assistência odontológica qualificada, especializada e humanizada a essa população.
Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas – UFMA
Aborda o acompanhamento integral em saúde da gestante e da puérpera, a inserção da assistência à saúde bucal na Rede Cegonha, na perspectiva da compreensão da estruturação dos serviços e da assistência odontológica, bem como o trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde voltado para essa linha de cuidado.
Cuidado em Saúde Bucal da Pessoa com Doença Infecciosa Transmissível – UFMA
A Atenção Primária à Saúde Bucal é considerada a porta de entrada principal para os cuidados com a saúde bucal, onde são realizadas ações de promoção em saúde e prevenção a fim de evitar ou diminuir doenças e agravos. Dentre estes, as doenças infectocontagiosas possuem uma alta prevalência nos serviços de saúde, sendo necessário que os profissionais que atuam em saúde bucal estejam aptos a reconhecer sinais e sintomas sobre os principais agravos infectocontagiosos endêmicos e epidêmicos relevantes no Brasil com repercussão bucal, assim como as condutas preconizadas pelo Ministério da Saúde para orientação aos usuários.
Redação Vida & Tal