A série ‘Cientistas Brasileiros Entre os Melhores‘ já foi ao ar pela TV Cultura e TV Brasil. Agora, a equipe responsável pelo docudrama disponibilizou com exclusividade para o canal da USP os episódios que contam a trajetória dos cientistas da USP, destacando sua dedicação na produção intelectual brasileira.
Estreada em 2020, a série de vídeos apresenta uma fusão de ficção, realidade e animação para dar visibilidade à atuação de ponta da ciência brasileira. São 13 episódios de 26 minutos com a presença dos maiores cientistas do País, cujas pesquisas e descobertas receberam reconhecimento internacional e são caracterizadas por terem grande aplicabilidade no cotidiano Entre eles, estão os físicos Paulo Artaxo, Vanderlei Bagnato e a geneticista Lygia da Veiga Pereira, todos da USP.
A primeira temporada completa, contendo 13 episódios, está disponível na plataforma Looke, mediante assinatura. Cada episódio mostra um cientista brasileiro cujas descobertas, pesquisas ou patentes tiveram reconhecimento internacional. Diversas áreas são abordadas, a fim de apresentar ao público a força e a atuação do Brasil para o desenvolvimento científico e tecnológico mundial.
“A série surgiu da necessidade de divulgar o imprescindível trabalho que os cientistas brasileiros vêm desenvolvendo. Optamos por uma linguagem híbrida, que une narrativas e imagens desses ilustres cientistas com situações ficcionais do cotidiano para entregar uma programa que fala com todos os públicos, de todas as classes e de todas as faixas etárias”, conta Claudia Santos, autora da série de vídeos que descobriu no exterior a enorme quantidade de cientistas brasileiros desenvolvendo pesquisas inovadoras fora do País. Claudia trabalhou no Fundraising Department, responsável por buscar formas de financiar as pesquisas feitas na Cornell University. “Hoje, o endowment da universidade está em 10 bilhões de dólares. Esse dinheiro foi levantado através deste fundo, e continua crescendo”, afirma.
Além dos pesquisadores da USP, a produção mostra o trabalho de Rochel Lago (UFMG-MG), Humberto Corrêa (UFMG-MG), Ricardo Gazzinelli (UFMG-MG e Fiocruz-RJ), Frederico Garcia (UFMG-MG), Sérgio Pena (UFMG-MG), Ado Jório (UFMG-MG), Sidarta Ribeiro (IC-UFRN), Renato Lima (UFMG-MG), Maria José Campagnole (UFMG-MG) e Elza Melo (UFMG-MG).
Cientistas Brasileiros Entre os Melhores é dirigida por Silvia Godinho e Guilherme Fiuza Zenha, e tem como roteirista chefe Pamela Bausher. A série concorre ao Grande Prêmio de Cinema Brasileiro 2021 na categoria Melhor Série Documentário para a TV Paga, ao lado de grandes produções como “Amarelo Prisma” (GNT) e “Anitta: Made in Honório” (Netflix). A premiação acontecerá no dia 28 de novembro.
Redação Vida & Tal
Fonte: Jornal da USP.