Para quem é de Contagem (Minas Gerais), a clinica-escola de Fisioterapia do centro universitário Una passou a oferecer atendimentos para pacientes de forma gratuita e online. Os interessados podem contar com serviços nas áreas de fisioterapia em ortopedia, traumatologia, neurologia, geriatria, fisioterapia na saúde da mulher e fisioterapia respiratória.
Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, Denise Sande, a nova clínica vai ajudar a absorver uma demanda reprimida na pandemia, de pessoas que interromperam tratamentos ou deixaram de procurar um profissional de fisioterapia por receio de se expor ao Covid-19 ou por falta de recursos para arcar com tratamentos.
“Podem se beneficiar dos serviços pessoas com dores articulares e musculares, como dores de coluna, joelho e outras, pessoas com lesões ou doenças neurológicas como derrame e Parkinson, idosos com dificuldade de movimentação e equilíbrio, mulheres grávidas ou com incontinência urinária, e pessoas com problemas respiratórios, inclusive com sequelas após contraírem Covid-19, entre outros problemas”, explica.
Os pacientes são atendidos duas vezes por semana, nas segundas e quartas-feiras, de 8h às 11h e de 13h às 17h, e nas terças e quintas-feiras, nos mesmos horários.
O teleatendimento em fisioterapia é permitido pela resolução 516 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), especialmente neste período de necessidade de isolamento social. Os agendamentos devem ser realizados por meio de um formulário on-line.