Muitos que procuram dermatologista devido à pele ressecada, recebem recomendação de usar produto a base de ureia. Isso se dá porque a ureia é uma substância orgânica que proporciona alta hidratação, ou seja, ela combate problemas de ressecamento, coceira e lesões na pele. A head de marketing e coordenadora de produtos da RAAVI Dermocosméticos, Glaucia Rotta, explica que a “ureia é um ativo potente por penetrar com profundidade na camada cutânea da pele, atravessando as células mortas”.
Embora o componente seja muito recomendado para peles secas, ele também pode ser milagroso em peles oleosas e mistas.
“A ureia, quando recomendada por um dermatologista e usada da forma correta, pode contribuir na retenção da água na pele, mantendo-a sempre hidratada e, em casos de peles excessivamente oleosas e acneicas, pode ser usada como esfoliante para remoção das células mortas”, pontua a especialista.
Quando um hidratante ou creme é a base de ureia, a embalagem indica a porcentagem do agente. De acordo com a técnica, isso se dá porque existe uma quantidade mínima de ureia para que ela faça efeito na pele, que é 3%.
“A partir dessa dosagem, quanto maior a concentração da ureia, como por exemplo produtos que possuem 10% de ureia, melhor será a hidratação”, explica.
Embora os seus efeitos sejam milagrosos na pele, a ureia também deve ser usada com cautela e, dependendo da situação, o seu uso deve ser prescrito por uma dermatologista.
“Por ser um componente muito potente, ela pode causar irritações em peles sensíveis ou que tenham sofrido alguma agressão, como excesso de exposição solar. Outro cuidado especial é em gestantes, que têm recomendação da ANVISA de usarem produtos com, no máximo, 3% de ureia”, reforça a Rotta.
A ureia pode ser usada em diferentes regiões da pele, principalmente nos pés. “O creme de ureia é perfeito para tratamento e prevenção de ressecamento e rachaduras nos pés porque diminui o espessamento da pele, em especial de calcanhares”, conclui Glaucia da RAAVI Dermocosméticos.
Redação Vida & Tal