quarta-feira, 21 abril, 2021
  • Login
No Result
View All Result
CONTATO
Vida & Tal
  • Home
    • Contato
  • Artigos
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
    • Saúde Oral
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
  • Home
    • Contato
  • Artigos
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
    • Saúde Oral
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
No Result
View All Result
Vida & Tal
No Result
View All Result
Home Saúde

USP está entre as 20 instituições que mais publicam sobre Covid no mundo

Levantamento sobre publicações científicas relacionadas com a Covid em todo o mundo mostra a Usp na 16ª posição

by vidaetal
06/01/2021
in Saúde
0
USP está entre as 20 instituições que mais publicam sobre Covid no mundo
CompartilheCompartilheCompartilhe

Em todo o mundo, foram realizadas 168.546 publicações científicas sobre covid-19 neste ano de 2020, de acordo com os registros da base de dados da plataforma Dimensions. Desse total, 4.029 publicações são do Brasil, o que representa 2,39% de toda a produção mundial, colocando o País na décima primeira posição em número de publicações sobre a doença, à frente de países como Holanda, Suíça e Japão.

Entre os pesquisadores brasileiros, a contribuição da USP é significativa, com 729 publicações, o que representa 18,5% de toda a produção nacional. A Usp também é a instituição de pesquisa do Brasil com maior número de publicações e a 16ª em todo o mundo. As informações fazem parte de um levantamento realizado pela Agência Usp de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), a pedido da Pró-Reitoria de Pesquisa da Usp a partir das informações da plataforma Dimensions.

“É uma base de dados internacional mantida pela Digital Science em parceria com a Springer Nature. Ela indexa todas as publicações que possuem o Digital Object Identifier (Doi) da Crossref (número que identifica publicações digitais) ativado, com atualizações diárias”, explica Elisabeth Dudziak, da Aguia.

Publicações científicas do Brasil representam 2,39% de toda a produção mundial sobre covid-19

Até o último dia 17 de outubro foram produzidas e registradas 168.546 publicações sobre covid-19 no ano de 2020 em todo o mundo. A maior parte das publicações são artigos (132.406) e pre-prints (29.349), que são versões prévias de textos científicos.

A plataforma não inclui dissertações e teses. Do total de publicações registradas, 90.961 são sobre ciências médicas e da saúde, 8.850 sobre ciências biológicas e 8.234 sobre sociologia.

Os países com maior número de publicações são Estados Unidos (34.129), China (15.990) e Reino Unido (14.724). Com 4.029 publicações, o que representa 2,39% da produção mundial, o Brasil é o 11º pais que publicou trabalhos sobre covid-19, à frente de países como Holanda (2.576 publicações), Suíça (2.556) e Japão (2.351).

Segundo o professor Sylvio Canuto, pró-reitor de Pesquisa da Usp, os números da plataforma Dimensions confirmam o bom desempenho da produção científica brasileira no contexto mundial.

“No ano passado, um levantamento baseado na plataforma Web of Science mostrou que, entre 2013 e 2018, o Brasil foi o 13º país no mundo que mais publicou artigos científicos e revisões de pesquisa. Neste ano, em um período de oito meses, no que diz respeito à covid-19, os pesquisadores brasileiros conseguiram não só manter como melhorar sua performance”, declara.

Pesquisa brasileira

No Brasil, a plataforma Dimensions registra 4.029 publicações sobre covid-19 em 2020, a maior parte delas artigos (3.542) e preprints (468). A maioria dos trabalhos publicados é das áreas de ciências médicas e da saúde (2.204), ciências biológicas (207) e sociologia (183).

Entre as instituições de pesquisa brasileiras, a Usp tem a maior produção, com 729 publicações, o que representa 18,5% do total nacional, a maior parte artigos (637) e preprints (88). Na sequência, estão a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com 261 publicações, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 237 publicações.

Em todo o mundo, a Usp é a 16ª instituição com maior número de publicações sobre covid-19, à frente das universidades de Columbia e Yale, nos Estados Unidos, com 727 e 721 publicações, e Cambridge, no Reino Unido, com 628 publicações. As líderes do ranking são as universidades de Harvard (Estados Unidos), com 1.526 publicações, e Oxford (Reino Unido), com 1.229 publicações.

A maior parte das publicações da Usp se concentra nas áreas de ciências médicas e da saúde (452 publicações), ciências biológicas (43 publicações), sociologia (26 publicações), ciências da computação e informação e engenharia (13 citações cada).

Principais instituições de pesquisa brasileiras por número de publicações

Fonte: Dimensions (17/10/2020)

“A USP foi capaz de oferecer uma resposta rápida ao novo desafio representado pela covid-19, pois os grupos de pesquisa rapidamente se reposicionaram para se dedicarem ao enfrentamento da pandemia”, aponta o pró-reitor de Pesquisa.

“Dessa forma, a Usp apresentou um número robusto de publicações, à frente de instituições tradicionais dos Estudos Unidos e Europa, mantendo o desempenho verificado em avaliações como a do ranking de produção científica do Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS), da Universidade de Leiden, na Holanda, que em 2019 classificou a Usp em oitavo lugar entre 963 universidades de todo o mundo”, complementa.

O pró-reitor destaca que apesar do predomínio de estudos nas áreas de ciências biológicas e da saúde, pesquisadores de outras áreas do conhecimento tiveram participação importante na produção científica da Usp. “No início da pandemia, a Pró-Reitoria de Pesquisa realizou um levantamento que identificou 200 grupos envolvidos em pesquisas sobre covid-19 na Universidade. Além de pesquisas sobre vacinas e reposicionamento de fármacos, houve uma participação importante de pesquisadores de matemática e ciências da computação, desenvolvendo modelos para entender a disseminação da doença, de engenharia, com a produção de respiradores, psicologia e ciências cognitivas, entre outros”, ressalta, Canuto.

Para saber mais sobre as publicações, basta acessar o portal do Jornal da Usp.

 

 

Redação Vida & Tal

Fonte: Jornal da Universidade de São Paulo (Usp)

Tags: #pesquisaemsaúde#USPcovidsaúde
vidaetal

vidaetal

Next Post
SUS amplia tratamento para doença pulmonar obstrutiva crônica

SUS amplia tratamento para doença pulmonar obstrutiva crônica

Please login to join discussion

Recomendado

Anvisa aprova imunizante e antiviral para Covid19

Anvisa aprova imunizante e antiviral para Covid19

1 mês ago
Variante brasileira é mais transmissível e pode causar reinfecção, diz estudo

Variante brasileira é mais transmissível e pode causar reinfecção, diz estudo

2 meses ago

Mais Populares

    Conecte-se

    • Termos de Uso
    • Política de privacidade

    Categorias

    • Beleza & Estética
    • Fitness
    • Nutrição
    • Saúde
    • Saúde Mental
    • Saúde Oral
    • Sem categoria
    • Vida & Estilo

    Sobre Nós

    No Portal Vida & Tal você fica sabendo o que acontece no Brasil e no mundo com matérias e entrevistas exclusivas sobre saúde, bem estar físico e mental, além de beleza e estética.

    Que a Vitamina C faz bem pra saúde e fortalece a Que a Vitamina C faz bem pra saúde e fortalece a nossa imunidade a gente já sabia. Mas, você conhecia mais esse benefício dela?

Matéria no site do @portalvidaetal (www.vidaetal.com.br) fala sobre o papel da Vitamina C na fertilidade humana

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que entre 50 e 80 milhões de pessoas no mundo são inférteis. Uma das causas para o problema é a baixa qualidade nutricional da alimentação. O que poucos sabem é que a boa e velha Vitamina C, sempre associada a gripes e resfriados, pode ser uma grande ajuda também para quem sonha em ser papai.

 Isso mesmo! Utilizada sob a forma suplementar de comprimidos ou presente na laranja, limão, brócolis, couve, couve-flor etc, a Vitamina C é um potente antioxidante e melhora a motilidade dos espermatozoides, facilitando a fecundação. Outros alimentos também podem contribuir para isso.

Leia mais no nosso site

#vidaetal #vitaminac #fertilidade #suplementação #qualidadedevida #vidasaudável #saúde #bemestar
    O Vida &Tal Entrevista desta semana será com a es O Vida &Tal Entrevista desta semana será com a esteticista e cosmetóloga Mariane Albuquerque @m.aesteticaebemestar. Na nossa última live do mês da mulher, vamos aprender a escolher os produtos estéticos e os cosméticos certos, de acordo com o tipo de pele, o tom e a ocasião!

Tem dúvidas?

Manda as perguntas pra gente no Direct e participe ao vivo da entrevista que será conduzida pela editora-chefe do @portalvidaetal, @mmello_andrade, na próxima quarta-feira, às 19h, da entrevista aqui, no nosso perfil no Instagram!

Até lá!

#vidaetal #entrevistavidaetal #estética #esteticista #cosmetologia #bemestar #qualidadedevida #beleza #cosméticos
    Quem concorda? Muitas vezes as "pedras", ou as di Quem concorda?

Muitas vezes as "pedras", ou as dificudades são professores que nos ensinam e nos preparam para podermos viver a vida que a gente quer viver!

Força!

É segunda-feira!

Já conhece o nosso site?

O link está na BIO!!

#segundafeira #segundafeiraabençoada #vidaetal #saude
    Como anda a sua pele? Tem sofrido com queda de cab Como anda a sua pele?
Tem sofrido com queda de cabelo?

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) chama a atenção para problemas dermatológicos recorrentes entre a população feminina, que não devem ser subestimados. Acne, melasma e queda de cabelo são exemplos de manifestações de alta prevalência que, apesar de corriqueiras, podem impactar na vida de muitas mulheres.

De acordo com a presidente do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD, Fabiane Andrade Mulinari Brenner, a perda significativa de cabelo está entre as principais reclamações ouvidas por especialistas dentro dos consultórios. Segundo ela, pesquisas científicas sobre o tema vêm revelando a repercussão desse problema na qualidade de vida das pacientes.

“Muitas daquelas que sofrem com o rareamento dos fios capilares acabam vivenciando conflitos sociais bastante dolorosos. A autoimagem, sobretudo para a mulher, é fundamental na construção da autoconfiança e autoestima. Diversas vezes, uma queda mais acentuada de fios pode desencadear problemas que afetam a saúde mental da paciente, levando a quadros de depressão, interferindo no casamento, sociabilidade e vida profissional”, diz.

Você lê a matéria completa no nosso site
www.vidaetal.com.br

O link está na Bio e nos Stories

#vidaetal #quedadecabelo #qualidadedevida #acne #pele #tiposdepele #dermatologista #dermatologia #problemasdepele
    Uma ótima notícia para os brasileiros! O Instit Uma ótima notícia para os brasileiros!

O Instituto Butantan vai solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para iniciar, em abril, um ensaio clínico de fase 1 e 2 para o desenvolvimento de uma nova vacina contra a Covid-19 chamada ButanVac. O novo insumo já está em desenvolvimento e uma produção piloto foi finalizada para atender os voluntários dos testes.

A iniciativa faz parte de um consórcio internacional em que o Butantan é o principal produtor, com 85% da capacidade total de produção, e tem o compromisso de fornecer a vacina ao Brasil e a países de baixa e média renda.

A vacina será produzida integralmente no Brasil, sem depender de importação. Isso ocorre porque a fábrica de Influenza do Butantan pode produzir o insumo utilizando a tecnologia de vacina inativada com base em ovo.

Agora é ficar na torcida para que a Anvisa aprove logo os protocolos! 🙏

Leia mais no nosso site
O link está na BIO e nos STORIES

#vidaetal #saude #saúde #vacina #coronavirus #covid19 #pandemia #vacinadeoxford #qualidadedevida #imunização #bemestar #saudável
    Domingo é dia de repor as energias da semana que Domingo é dia de repor as energias da semana que se encerrou e se preparar a mente e o corpo para a que está começando!

Quem vem com a gente nessa rotina saudável?

#domingoseulindo #bemestar #vidaetal #portalvidaetal #saúde #sersaudável #vidaesaúde #saúdemental #saudável #helthy #helthylifestyle
    Siga no Instagram
    This error message is only visible to WordPress admins
    • Home
    • Artigos
    • Beleza & Estética
    • Saúde
    • Vida & Estilo

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    No Result
    View All Result
    • Home
      • Contato
    • Artigos
    • Beleza & Estética
    • Saúde
      • Saúde Mental
      • Saúde Oral
    • Vida & Estilo
      • Fitness
      • Nutrição

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    Welcome Back!

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Create New Account!

    Fill the forms bellow to register

    All fields are required. Log In

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In
    Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.
    Ok, Eu aceito Política de Privacidade
    Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.