terça-feira, 20 abril, 2021
  • Login
No Result
View All Result
CONTATO
Vida & Tal
  • Home
    • Contato
  • Artigos
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
    • Saúde Oral
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
  • Home
    • Contato
  • Artigos
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
    • Saúde Oral
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
No Result
View All Result
Vida & Tal
No Result
View All Result
Home Saúde

Você sabia que existem diferentes tipos de transplantes?

No Brasil, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) promove a busca de doadores no país e nos registros estrangeiros

by vidaetal
05/01/2021
in Saúde
0
Você sabia que existem diferentes tipos de transplantes?

Imagem divulgação

CompartilheCompartilheCompartilhe

O transplante de medula óssea é uma modalidade de tratamento indicada para doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. Os principais beneficiados com o transplante são pacientes com leucemias originárias das células da medula óssea, linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, e anemias graves (adquiridas ou congênitas).

Outras doenças, não tão frequentes, também podem ser tratadas com transplante de medula, como as mielodisplasias, doenças do metabolismo, autoimunes e vários tipos de tumores. O transplante de medula óssea pode ser indicado para o tratamento de um conjunto de cerca de 80 doenças.

Tipos de transplantes

O que pouca gente sabe, é que existem dois tipos de transplantes de medula óssea, que podem ser alogênico ou autólogo. Para ajudar a entender melhor, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, do Instituto Nacional do Câncer (Inca) disponibiliza em seu portal da internet essas e outras informações sobre o procedimento.

Transplante alogênico – é aquele no qual as células precursoras da medula provêm de outro indivíduo (doador), de acordo com o nível de compatibilidade do material sanguíneo. Pode ser aparentado, as células provem de um doador da família e o não-aparentado, que provem de um doador compatível, desconhecido.

A primeira opção é sempre pela medula de um irmão. Se o indivíduo não tem irmão ou este não é compatível, também verifica-se a compatibilidade com a mãe e o pai. Se não há um doador aparentado com boa compatibilidade, procura-se um não aparentado compatível. Este tipo de transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea obtidas do sangue de um cordão umbilical.

Transplante autólogo – é aquele no qual as células precursoras da medula óssea provêm do próprio indivíduo transplantado (receptor). As células da medula ou do sangue periférico do próprio paciente são coletadas e congeladas para uso posterior. Esse tipo de transplante é usado basicamente para doenças que não afetam a qualidade da medula óssea, ou seja, aquelas que não têm origem diretamente na medula ou quando a doença já diminuiu a ponto de não ser mais detectada na medula (estado de remissão).

Como é feito

O Transplante de medula óssea é um procedimento rápido, como uma transfusão de sangue, que dura em média 2 horas. Essa nova medula é rica em células chamadas progenitoras, que uma vez na corrente sanguínea, circulam e vão se alojar na medula óssea, onde se desenvolvem.

O paciente, depois de se submeter a um tratamento que destruirá a sua própria medula, receberá as células da medula sadia de um doador. Estas células, após serem coletadas do doador são acondicionadas em uma bolsa de criopreservação de medula óssea, congeladas e transportadas em condições especiais (maleta térmica controlada com termômetro, em temperatura entre 4 Cº e 20 Cº) até o local onde acontecerá o transplante.

As células infundidas no paciente também podem ser da sua própria medula, retiradas antes do tratamento e congeladas para uso posterior (no caso do transplante autólogo), ou de sangue de cordão umbilical (em caso de doação aparentada ou utilização de uma unidade de células dos Bancos Públicos de Sangue de Cordão).

Cuidados

Durante o período em que estas células ainda não são capazes de produzir glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas em quantidade suficiente para manter as taxas dentro da normalidade, o paciente fica mais exposto a episódios infecciosos e hemorragias. Por isso, permanece internado no hospital, em regime de isolamento.

Doadores voluntários

Quando não há um doador aparentado (um irmão ou outro parente próximo, geralmente um dos pais), a solução é procurar um doador compatível entre os indivíduos da população em geral, representada por diferentes grupos étnicos (brancos, negros, amarelos etc) e suas combinações.

Desta forma, surgiram os primeiros registros de doadores de medula óssea, em que voluntários são cadastrados e selecionados para ajudar pacientes de todo o mundo. Atualmente, já existem mais de 25 milhões de doadores em todo o mundo. No Brasil, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) promove a busca de doadores no país e nos registros estrangeiros.

 

 

Redação Vida & Tal

Fonte: Instituto Nacional do Câncer ( Inca)

Tags: #doadorvoluntário#INCA#remode#tiposdetransplantes#transplantedemedulaosseasaúde
vidaetal

vidaetal

Next Post
Desabastecimento de fármaco ameaça o transplante de medula no Brasil

Desabastecimento de fármaco ameaça o transplante de medula no Brasil

Please login to join discussion

Recomendado

USP busca voluntárias para estudo de sobrepeso

USP busca voluntárias para estudo de sobrepeso

2 meses ago
Anvisa aprova por unanimidade uso emergencial das vacinas

Anvisa aprova por unanimidade uso emergencial das vacinas

3 meses ago

Mais Populares

    Conecte-se

    • Termos de Uso
    • Política de privacidade

    Categorias

    • Beleza & Estética
    • Fitness
    • Nutrição
    • Saúde
    • Saúde Mental
    • Saúde Oral
    • Sem categoria
    • Vida & Estilo

    Sobre Nós

    No Portal Vida & Tal você fica sabendo o que acontece no Brasil e no mundo com matérias e entrevistas exclusivas sobre saúde, bem estar físico e mental, além de beleza e estética.

    Que a Vitamina C faz bem pra saúde e fortalece a Que a Vitamina C faz bem pra saúde e fortalece a nossa imunidade a gente já sabia. Mas, você conhecia mais esse benefício dela?

Matéria no site do @portalvidaetal (www.vidaetal.com.br) fala sobre o papel da Vitamina C na fertilidade humana

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que entre 50 e 80 milhões de pessoas no mundo são inférteis. Uma das causas para o problema é a baixa qualidade nutricional da alimentação. O que poucos sabem é que a boa e velha Vitamina C, sempre associada a gripes e resfriados, pode ser uma grande ajuda também para quem sonha em ser papai.

 Isso mesmo! Utilizada sob a forma suplementar de comprimidos ou presente na laranja, limão, brócolis, couve, couve-flor etc, a Vitamina C é um potente antioxidante e melhora a motilidade dos espermatozoides, facilitando a fecundação. Outros alimentos também podem contribuir para isso.

Leia mais no nosso site

#vidaetal #vitaminac #fertilidade #suplementação #qualidadedevida #vidasaudável #saúde #bemestar
    O Vida &Tal Entrevista desta semana será com a es O Vida &Tal Entrevista desta semana será com a esteticista e cosmetóloga Mariane Albuquerque @m.aesteticaebemestar. Na nossa última live do mês da mulher, vamos aprender a escolher os produtos estéticos e os cosméticos certos, de acordo com o tipo de pele, o tom e a ocasião!

Tem dúvidas?

Manda as perguntas pra gente no Direct e participe ao vivo da entrevista que será conduzida pela editora-chefe do @portalvidaetal, @mmello_andrade, na próxima quarta-feira, às 19h, da entrevista aqui, no nosso perfil no Instagram!

Até lá!

#vidaetal #entrevistavidaetal #estética #esteticista #cosmetologia #bemestar #qualidadedevida #beleza #cosméticos
    Quem concorda? Muitas vezes as "pedras", ou as di Quem concorda?

Muitas vezes as "pedras", ou as dificudades são professores que nos ensinam e nos preparam para podermos viver a vida que a gente quer viver!

Força!

É segunda-feira!

Já conhece o nosso site?

O link está na BIO!!

#segundafeira #segundafeiraabençoada #vidaetal #saude
    Como anda a sua pele? Tem sofrido com queda de cab Como anda a sua pele?
Tem sofrido com queda de cabelo?

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) chama a atenção para problemas dermatológicos recorrentes entre a população feminina, que não devem ser subestimados. Acne, melasma e queda de cabelo são exemplos de manifestações de alta prevalência que, apesar de corriqueiras, podem impactar na vida de muitas mulheres.

De acordo com a presidente do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD, Fabiane Andrade Mulinari Brenner, a perda significativa de cabelo está entre as principais reclamações ouvidas por especialistas dentro dos consultórios. Segundo ela, pesquisas científicas sobre o tema vêm revelando a repercussão desse problema na qualidade de vida das pacientes.

“Muitas daquelas que sofrem com o rareamento dos fios capilares acabam vivenciando conflitos sociais bastante dolorosos. A autoimagem, sobretudo para a mulher, é fundamental na construção da autoconfiança e autoestima. Diversas vezes, uma queda mais acentuada de fios pode desencadear problemas que afetam a saúde mental da paciente, levando a quadros de depressão, interferindo no casamento, sociabilidade e vida profissional”, diz.

Você lê a matéria completa no nosso site
www.vidaetal.com.br

O link está na Bio e nos Stories

#vidaetal #quedadecabelo #qualidadedevida #acne #pele #tiposdepele #dermatologista #dermatologia #problemasdepele
    Uma ótima notícia para os brasileiros! O Instit Uma ótima notícia para os brasileiros!

O Instituto Butantan vai solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para iniciar, em abril, um ensaio clínico de fase 1 e 2 para o desenvolvimento de uma nova vacina contra a Covid-19 chamada ButanVac. O novo insumo já está em desenvolvimento e uma produção piloto foi finalizada para atender os voluntários dos testes.

A iniciativa faz parte de um consórcio internacional em que o Butantan é o principal produtor, com 85% da capacidade total de produção, e tem o compromisso de fornecer a vacina ao Brasil e a países de baixa e média renda.

A vacina será produzida integralmente no Brasil, sem depender de importação. Isso ocorre porque a fábrica de Influenza do Butantan pode produzir o insumo utilizando a tecnologia de vacina inativada com base em ovo.

Agora é ficar na torcida para que a Anvisa aprove logo os protocolos! 🙏

Leia mais no nosso site
O link está na BIO e nos STORIES

#vidaetal #saude #saúde #vacina #coronavirus #covid19 #pandemia #vacinadeoxford #qualidadedevida #imunização #bemestar #saudável
    Domingo é dia de repor as energias da semana que Domingo é dia de repor as energias da semana que se encerrou e se preparar a mente e o corpo para a que está começando!

Quem vem com a gente nessa rotina saudável?

#domingoseulindo #bemestar #vidaetal #portalvidaetal #saúde #sersaudável #vidaesaúde #saúdemental #saudável #helthy #helthylifestyle
    Siga no Instagram
    This error message is only visible to WordPress admins
    • Home
    • Artigos
    • Beleza & Estética
    • Saúde
    • Vida & Estilo

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    No Result
    View All Result
    • Home
      • Contato
    • Artigos
    • Beleza & Estética
    • Saúde
      • Saúde Mental
      • Saúde Oral
    • Vida & Estilo
      • Fitness
      • Nutrição

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    Welcome Back!

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Create New Account!

    Fill the forms bellow to register

    All fields are required. Log In

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In
    Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.
    Ok, Eu aceito Política de Privacidade
    Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.