A primavera chegou, e com a abertura progressiva das praias após meses de isolamento social, é natural que você queira correr para tomar um banho de mar e se preparar para a chegada do verão com aquele bronze, certo? Mas lembre-se que para curtir o calor das estações mais quentes do ano sem causar maiores danos a pele, é imprescindível manter uma rotina de limpeza, proteção e hidratação.
Para saber como manter a saúde da pele em dia, a dermatologista Aline Corrêa, do Instituto Maieve Corralo, no Rio de Janeiro, conta quais cuidados devem ser tomados antes, durante e após a exposição ao sol:
Antes da praia: sabonete facial e protetor solar
Limpar a pele do rosto com sabonete específico para o tipo de sua pele é fundamental todos os dias, principalmente antes de ir a praia, é ainda mais importante: é que enquanto dormimos, acumulamos oleosidade, que pode entupir os poros e deixar uma sensação pegajosa do rosto. Depois da limpeza, deve-se aplicar o creme hidratante e, só então, o protetor solar, com cor ou sem cor, cerca de 15 minutinhos antes de chegar na praia. “O ideal é que se faça aplicação de duas camadas para proteção adequada, e que a aplicação seja uniforme em toda a área que ficará sob exposição”, explica a dermatologista.
Como escolher o protetor solar para o rosto
Muita gente ainda tem dúvida na hora de escolher o melhor protetor solar para o rosto. Segundo a dermatologista, deve-se levar em conta o tipo de pele – mista, oleosa, seca ou normal – e o grau de exposição. “Existem diversos protetores disponíveis, alguns com controle de oleosidade, substâncias antioxidantes, pigmento, maior resistência à água e variados níveis de proteção. A Sociedade de Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de FPS mínimo de 30”, explica. O protetor com cor pode ser usado por todos os tipos de pele. Já o filtro com acabamento matte é ideal para as peles oleosas e mistas, enquanto o protetor mais cremoso e hidratante é indicado para as donas de pele normal e seca.
Pós-praia: água termal, sabonete, água fria e hidratante
Ao chegar da praia, você pode limpar a pele com sabonete ou o próprio demaquilante. “Faça a higienização adequada da pele, removendo o excesso de oleosidade e cosméticos, aplique seu antioxidante e abuse de loções e cremes hidratantes indicados pelo seu dermatologista”, explica Aline. Outra dica é borrifar água termal, que pode ser usada durante a praia também. “Tem grande benefício, pois além do potencial antioxidante, ajuda a hidratar, refrescar e acalmar a pele. A dica é guardar em ambiente fresco, em cooler ou geladeira, para aumentar a sensação de refrescância e alívio”, indica a dermatologista. Tomar banho frio ou morno, beber água, suco natural, água de coco e comer frutas, segundo a dermatologista, também ajuda a repor a hidratação da pele.
Redação Vida & Tal