Você é aquela pessoa que sai para correr no parque apenas nas manhãs do sábado e domingo, que caminha na orla no máximo três vezes na semana ou que joga uma “pelada” com os amigos na praia aos finais de semana? Então, confira as dicas da nutricionista, especialista em nutrição esportiva, Camila Parente, que podem ajudar a turbinar seu treino e aumentar a disposição.
De acordo com a especialista, de uma forma em geral, uma alimentação equilibrada e saudável deve conter fontes variadas de carboidrato, proteína e gordura distribuídas nas refeições ao longo do dia. Pensando numa corrida, ou principalmente numa atividade mais intensa é importante o consumo do carboidrato, que entra como um grande substrato energético para atividade física.
Para as pessoas que fazem atividade física apenas aos finais de semana, dependendo da intensidade da atividade, a nutricionista explica que é possível aumentar um pouco a quantidade de caloria, para obter um melhor desempenho durante as atividades.
“A refeição pré-treino deve conter carboidrato, podendo ou não ter fonte de proteína, isso vai depender do que a pessoa consumiu no dia e o horário que vai realizar a refeição. Se for muito próxima da hora do treino, é mais interessante que tenha apenas fontes de carboidrato e a proteína pode entrar no pós-treino” afirma.
Se o objetivo for emagrecer, Camila Parente ressalta que é necessário reduzir a ingestão de calorias e aumentar o gasto calórico.
“Esse é o principio básico do emagrecimento. Uma dieta voltada para emagrecer é uma dieta em que a pessoa consome uma quantidade menor de calorias ao longo do dia. Se a pessoa faz atividade física, ela aumenta ainda mais seu gasto energético, por isso que a atividade física ajuda no processo de emagrecimento, além de ajudar no estímulo de ganho de massa muscular, formação de músculos e acelerar o metabolismo”, revela.
Para aqueles que fazem atividade física “para comer”, é importante lembrar que para manter o peso e a estética corporal é necessário ingerir a mesma quantidade de energia gasta ao longo do dia.
“Se você não tem objetivo nenhum de mudar a composição corporal, e apenas faz atividade física para se manter saudável e talvez poder comer um pouco mais, você deve ter uma ingestão calórica equivalente a mesma quantidade de calorias que você gasta ao longo dia. A gente gasta caloria com as atividades rotineiras e com atividade física. Então se a pessoa faz atividade física, ela pode comer mais e aumentar o consumo energético que não vai engordar e nem emagrecer”, finaliza.
Camila também alerta sobre a importância em buscar o auxílio de um nutricionista para cuidar da alimentação, e o acompanhamento de um profissional de educação física para a realização da prática escolhida.
Sugestão para turbinar o treino
Pré-treino manhã:
– Banana amassada com mel e canela + água de coco
– Suco de uva integral + morango + beterraba
Pré-treino tarde/ noite:
– Aipim cozido + queijo + suco de laranja
– Fruta + granola + iogurte
– Panqueca de banana: banana + ovo + mel + canela + aveia
Camila Parente é Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e especialista em Nutrição Esportiva. Atualmente faz parte do time do Instituto Maiéve Corralo, em Copacabana (RJ). Instagram: @camilaparentenutri