Certamente você já deve ter se perguntado porque alguns produtos que aparentemente são semelhantes, podem ter valores tão distantes um do outro no mercado. A resposta pode estar em diferentes causas, e uma delas pode ser a biodisponibilidade do item. Quando você toma um suplemento, por exemplo, quanto mais eficiente for sua absorção e utilização pelo organismo, melhor o resultado na sua saúde.
O termo “biodisponibilidade” quer dizer a quantidade e a velocidade de absorção que determinado nutriente, composto ativo ou medicamento apresenta em interação com o corpo. Por exemplo, existem diferentes formas moleculares de vitaminas, minerais e compostos ativos, e umas podem ser melhor absorvidas e utilizadas pelo corpo, enquanto outras são pouco aproveitadas.
A biodisponibilidade também explica porque alguns suplementos podem custar mais caro que outros. Apesar de pouco falado, o assunto deve ser considerado no momento da escolha do consumidor, pois, de acordo com a nutricionista da Puravida, Alessandra Feltre, um bom suplemento oferece a forma ideal de cada elemento, a combinação mais efetiva e os veículos mais apropriados para a absorção e utilização pelo organismo.
“Suplementos de baixa qualidade costumam utilizar as formas menos biodisponíveis, ou seja, você pode pensar que está oferecendo bons níveis de determinado nutriente ou composto, quando, na verdade, o seu organismo não o está absorvendo e utilizando-o de maneira efetiva. Um bom suplemento oferece a forma ideal de cada elemento, a combinação mais efetiva e os veículos mais apropriados para a absorção e utilização pelo pelo corpo humano, como óleos carreadores e base lipossomada”, explica.
A especialista ainda ressalta a importância em conhecer a procedência do fabricante checando os selos de qualidade no rótulo, já que o mercado de suplementação sofre com um alto índice de fraudes, dentro e fora do Brasil.
“Precisamos ter a garantia de que o que está escrito no rótulo, é aquilo que você efetivamente irá consumir. Por isso, todos os nossos produtos passam por rigorosos critérios de aprovação, tanto internamente, quanto de terceiros, e possuem as principais certificações e selos de qualidade. O ONE Nutrition da Puravida, por exemplo, é elaborado com proteínas vegetais de alto desempenho e tem 92% de biodisponibilidade. Por isso, toda atenção é pouca na hora da compra”, finaliza.
Redação Vida & Tal